Dia Nacional do Surdo: Iniciativa promove ações que contribuem para a interação social

Com cerca de 800 voluntários, Libras Universal atua em 17 estados fortalecendo a inclusão da comunidade surda

Imagem de capa - Dia Nacional do Surdo: Iniciativa promove ações que contribuem para a interação social

No dia 26 de setembro é celebrado o Dia Nacional do Surdo, uma data que visa conscientizar a população sobre os direitos e desafios de pessoas com deficiência auditiva. De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o número de pessoas surdas, no Brasil, ultrapassa os dez milhões. Pensando nessa parcela de brasileiros, o Libras Universal – que completou 7 anos em 2024 – desenvolve ações voltadas para promover a interação social.

Durante este mês, o programa social está realizando a 6ª edição do “Farol Libras” em 14 estados e 55 cidades brasileiras. O foco está sendo nas áreas movimentadas e nos locais mais visitados pela população. Na ação, são distribuídos panfletos com um manual para surdos, com o objetivo de destacar a importância da Língua Brasileira de Sinais (Libras) na inclusão da comunidade surda.

Uma das iniciativas do Libras Universal em São Paulo são os encontros semanais, realizados às sextas-feiras, às 19h, no bairro do Brás, na zona leste da capital. Durante esses momentos, as conversas ocorrem inteiramente em Libras, com o apoio de recursos visuais que ilustram situações cotidianas. Surdos e ouvintes têm a oportunidade de compartilhar suas experiências e desafios de forma mútua.

Segundo a responsável pelo programa social, Elizia Quadros, essa ação é fundamental para a inclusão, pois “promove a interação entre surdos e ouvintes”. Ela menciona ainda o caso de um surdo idoso que não se comunica muito com seus familiares ouvintes, e essa atividade do programa é a sua única forma de convívio social.

“Estes encontros me ajudam a entender com clareza a Bíblia, pois, às vezes, mesmo sabendo ler, nós surdos, não conseguimos compreender totalmente apenas na leitura, devido à complexidade da língua portuguesa para nós. Então, o que mais gosto são as explicações detalhadas visualmente que ficam bem claras para mim”, relata Tiago Pessoto de 40 anos.

De acordo com uma pesquisa da Universidade de Nova Gales do Sul, em Sydney, Austrália, “a interação social atua como um fator protetor contra a demência”. Os dados mostram que indivíduos que se reúnem regularmente com familiares e amigos – seja mensal ou semanalmente – têm menor probabilidade de desenvolver essa condição. Além disso, a convivência com outras pessoas e a participação em atividades comunitárias estão associadas a um risco reduzido de morte precoce.

Conheça mais o Libras Universal

Muito além do Setembro Azul – promovido anualmente para dar visibilidade à comunidade surda – a iniciativa capacita voluntários, gratuitamente, para que se comuniquem por Libras (Língua Brasileira de Sinais) e estimula a importância de acolher esse segmento da sociedade. Atualmente, está presente em 17 estados brasileiros: Alagoas, Bahia, Ceará, Distrito Federal, Espírito Santo, Goiás, Maranhão, Minas Gerais, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Pará, Paraíba, Piauí, Paraná, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e São Paulo.

Com o apoio de aproximadamente 800 voluntários, o Libras Universal também realiza o acompanhamento de famílias e presta assistência por meio da doação de cestas básicas.

Além disso, o programa social – fundado pela Igreja Universal do Reino de Deus em 2017 – oferece interpretação simultânea durante as reuniões no Templo de Salomão, garantindo que todos os presentes possam participar plenamente dos encontros.

imagem do author
Colaborador

UNIcom