Dicas para vencer o ciúme

A sociedade acredita que ciúmes e amor andam juntos e que o primeiro pode até ser saudável na relação. Mas, na prática não é bem assim

Imagem de capa - Dicas para vencer o ciúme

A sociedade acredita que ciúmes e amor andam juntos e que o primeiro pode até ser saudável na relação. Mas, na prática não é bem assim.

Para os autores do livro Casamento Blindado, Renato e Cristiane Cardoso, essa mistura de “amor”, paixão, ciúmes e outros sentimentos é, sem dúvida, um verdadeiro fracasso.

“O mundo pega a palavra amor, a vontade de estar junto, o ciúme, a cobiça, o desejo sexual… junta tudo e — através do cozimento na música, nos filmes, na arte em geral — faz o público acreditar que isso é amor”, explicam.

Essa mistura gera somente coisas negativas e que podem resultar até em crimes, como podemos ver em todos os telejornais.

Para ajudar quem é refém desse sentimento e quer se livrar dele de uma vez por todas, o casal dá algumas dicas:

1- Vença a ignorância

Para vencer o ciúme, é importante se reeducar na vida amorosa. Muitas pessoas atacam os cônjuges quando sentem ciúmes deles, mas isso não resolve o problema. “Quando você é ignorante com a pessoa, significa que você não sabe lidar com a situação. A agressividade demonstra isso”, diz Renato.

De acordo com Renato, o primeiro passo para resolver problemas causados pelo ciúme é agindo com inteligência. “A ignorância não resolve nenhum problema, pelo contrário, cria novos”, alerta o professor.

2- Ataque o problema

Quando o casal precisa discutir sobre ciúmes, muitas vezes, uma das partes acaba se alterando e perde a razão. Os professores ensinam que é importante falar com calma e clareza e agir com responsabilidade. “Se você falar com calma, a outra pessoa vai perceber o comportamento errado. Se você atacar, gritar, fazer cara feia, pegar o celular escondido para fiscalizar o outro, você perde a razão”, explica Cristiane

3- Resolva tudo com a razão

Muitas pessoas acabam criando drama em cima dos problemas ao invés de resolvê-los. Na maioria das vezes, fazer drama só colabora para que a situação ruim ganhe apenas mais desdobramentos. Os professores aconselham que o casal siga passos racionais para chegar a uma solução para o problema. Quando o uso do celular traz ciúmes, é importante procurar soluções e não proibições. “O ciúme pode ser um problema sério e existem comportamentos que não devem ser tolerados. Porém, a maneira como você lida com o problema pode fazer com que ele continue e não que se resolva”, alerta Cristiane.

4- Não existe privacidade em casamento

Por último, os professores lembram que não existe privacidade dentro de um casamento, já que o parceiro tem o direito de saber tudo o que se passa com o cônjuge. O ciúme costuma nascer de situações em que um dos dois quer ter sua privacidade, esquecendo-se que assumiu um relacionamento com outra pessoa, que tem direito de saber tudo o que se passa. “Se você é casado, seu cônjuge tem direito a ver seu celular, seu computador, conta bancária e tudo mais da sua vida. Se você esconde alguma coisa, é porque você ou não entende nada de casamento ou tem algo a temer”, conclui Renato.

Dicas como esta também estão no programa The Love School, que vai ao ar aos sábados, a partir das 12h, na Record TV. Fique ligado!

Para mais orientações, participe das palestras da Terapia do Amor que acontecem toda quinta-feira, às 10h, 15h e 22h, no Templo de Salomão.

Você também pode ir a qualquer Igreja Universal. Encontre o endereço mais próximo de você aqui.

imagem do author
Colaborador

Rafaella Rizzo / Foto: Getty Images