Distúrbio do sono a partir dos 50 anos pode ser alerta ao Alzheimer

Existem muitas formas de prevenção da doença. Saiba mais sobre o assunto

Estudo recente mostrou que uma inflamação cerebral pode estar relacionada aos distúrbios do sono em indivíduos a partir dos 50 anos de idade que, por sua vez, podem ser os primeiros sinais de alerta para o Alzheimer. O dano no cérebro afetaria uma etapa do sono importante para o desenvolvimento da memória de longo prazo.

Entenda mais sobre o assunto:

  • O Alzheimer é a doença neurodegenerativa mais comum entre idosos. De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), 55 milhões de pessoas no mundo apresentam demência, das quais cerca de 70% têm Alzheimer.
  • A perda da memória, seja recente ou remota, é o principal sintoma. Mas, à medida que a doença evolui, sinais como irritabilidade, falhas na linguagem e dificuldade para se orientar no espaço e no tempo também podem ocorrer.
  • A pesquisa revelou que, com a idade, a ativação crônica de células imunes do cérebro (responsáveis pela inflamação) aumenta a produção de proteínas beta-amiloides e tau, que são dois marcadores da doença de Alzheimer.

O que você precisa saber:

  • Embora a idade seja o maior fator de risco para o desenvolvimento da doença em pessoas acima de 65 anos (segundo a organização sem fins lucrativos Alzheimer’s Association), a OMS afirma que a doença de Alzheimer “não é uma consequência inevitável do envelhecimento biológico”.
  • Com o envelhecimento da população, estima-se que a demência possa atingir 78 milhões de pessoas daqui a oito anos e 139 milhões até 2050. Contudo, há fatores de risco para o Alzheimer que podem ser administrados, como os relacionados à saúde do coração e dos vasos sanguíneos que irrigam o cérebro.

O que você pode fazer:

Existem muitas e diferentes formas de prevenção da doença de Alzheimer. Por exemplo, praticar atividades cognitivas constantes, estudar assuntos de interesse pessoal e profissional, manter o hábito da leitura. Além de cuidar da alimentação e controlar fatores de risco à saúde como pressão arterial, colesterol alto e diabetes. Fazer acompanhamento médico com regularidade também é indispensável. Ademais, praticar atividades físicas.

LEIA MAIS: “Estação da Leitura” do Calebe Universal tem participação de mais de 166 mil pessoas em todo o Brasil

Conheça o grupo Calebe:

O grupo Calebe oferece atividades de estímulo cognitivo para a população idosa. Bem como atividades físicas e apoio material, emocional e espiritual. Com as atividades oferecidas pelo grupo, é possível alcançar o desenvolvimento espiritual, pessoal e intelectual.

LEIA MAIS: “Fique Atento aos Sinais” do Calebe Universal chega ao Exterior

Instituído pela Universal em 2011, o Calebe atua no Brasil e em mais 90 países por meio de ações que têm o objetivo de propiciar mais qualidade de vida à população de terceira idade. Fique sabendo também das atividades do grupo por meio das redes sociais Instagram e Facebook.

imagem do author
Colaborador

Redação / Fotos: iStock e Cedidas