Doação de alimentos ajuda a suprir necessidades de famílias carentes no Equador
País tem o segundo maior índice de insegurança alimentar na América Latina
No último domingo (26), voluntários do Unisocial se mobilizaram para prestar assistência à população carente do bairro El Carmen – localizado na província de Guayas, no Equador – com distribuição de alimentos e oferecimento de serviços gratuitos nas áreas da saúde e beleza.
De acordo com o relatório Panorama Regional da Segurança Alimentar e Nutricional na América Latina, o Equador é o segundo país do continente com maior índice de fome (15,4%), ficando atrás somente da Venezuela (22,9%).
Por meio da ação do Unisocial, pessoas em situação de vulnerabilidade social tiveram acesso a serviços como aferição de pressão, corte de cabelo e manicure. Além disso, famílias necessitadas receberam a doação de cestas básicas e peças de roupas.
“Cheguei aqui triste, mas agora saio feliz porque esses alimentos chegaram em boa hora”, relatou Calixta Castro, uma das beneficiadas pela iniciativa.
Segundo o responsável pela ação Jimmy Carpio as pessoas vivem em situação precária nessa região. “Nosso objetivo é levar ajuda humanitária para que saibam que não estão desamparadas, pois muitas pessoas se encontram desempregadas e há famílias inteiras passando necessidades”.
O evento também contou com a participação do programa social Força Jovem Universal (FJU) que proporcionou à população momentos de descontração com apresentação de dança e partidas de futebol.
Durante três semanas, o programa social trabalhou intensamente para arrecadar alimentos não perecíveis e peças de roupas. Cerca de 40 voluntários estiveram envolvidos na organização e realização do evento. E no dia, eles se disponibilizaram para prestar atendimento e apoio emocional àqueles que necessitavam de uma palavra de ânimo e esperança.
Para a voluntária Maria Naspe é um privilégio e uma experiência maravilhosa ajudar em ações como essa. “Sabemos que são muitas famílias que necessitam de amparo e através das doações podemos ajudar crianças e adultos a terem o que comer”.