Doação de merenda mantém crianças da Namíbia na escola e melhora aprendizado
Alimento produzido e distribuído pelo ‘The Unisocial Helpcentre’ é, muitas vezes, a única refeição do dia dos alunos.
Com a economia em recessão nos últimos cinco anos, a Namíbia – localizada no sul do continente africano – é um dos países com pior distribuição de renda em todo o mundo, de acordo com um relatório do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud). Assim, a fome é uma realidade presente nas famílias namibianas, atingindo principalmente as crianças que, sem se alimentarem adequadamente, têm dificuldade no aprendizado e acabam abandonando os estudos.
Uma iniciativa da “The Unisocial Helpcentre” (Centro de Ajuda Unisocial, em inglês) está ajudando os alunos de quatro escolas do ensino fundamental a continuar os estudos. Desde 2015, diariamente, a Universal fornece a merenda para essas crianças, que antes não tinham o que comer.
Este alimento é, às vezes, a única refeição do dia que terão os alunos das quatro escolas de Windhoek, capital do País, alcançadas pela ação.
“Os colégios que recebem a ajuda estão localizados em comunidades vulneráveis. Este projeto beneficia não apenas as crianças, mas também os pais, pois alivia as preocupações de seus filhos terem que ir para a escola com fome”, avalia Netsai Ngunda, responsável pela ação social.
Katjivirue Kahoro, de 28 anos, mãe de uma das crianças que recebe a merenda, explica que a filha ia para a escola com fome, e isso a machucava muito. “As refeições [distribuídas pela Universal] ajudam a recuperar as energias. Ela está mais feliz e mais entusiasmada com a escola. Eu vi melhora no rendimento”, agradeceu.
São 1.065 crianças que recebem o mingau nutritivo produzido e distribuído pelo “The Unisocial Helpcentre”. O programa social é mantido pela Igreja Universal do Reino de Deus da Namíbia desde 2001.
Este ano, a ação também passou a doar material escolar e uniforme para alunos mais carentes dessas escolas.