Doação de sangue pode beneficiar até 1,2 mil pessoas em SP

Iniciativa do dia 13/6 será no Palácio dos Bandeirantes e abastecerá as reservas do Banco de Sangue Paulista, entre outros

Imagem de capa - Doação de sangue pode beneficiar até 1,2 mil pessoas em SP

Na próxima quinta-feira, 13 de junho, o Grupo da Saúde Universal (GSU) vai levar 300 voluntários ao Palácio dos Bandeirantes, sede do governo do estado de São Paulo. O motivo: doar sangue e contribuir para o abastecimento dos estoques do Hemocentro São Lucas, da Santa Casa de Misericórdia e do Banco de Sangue Paulista.

Como cada bolsa do plasma pode salvar até quatro vidas, a ação beneficiará até 1,2 mil pessoas. Somente entre janeiro e maio de 2024, por exemplo, o GSU já mobilizou 2.576 doadores. Isto significa que, em apenas cinco meses, o programa social, mantido pela Igreja Universal do Reino de Deus, já favoreceu mais de 10,3 mil pacientes em SP.

A iniciativa, feita em parceria com as instituições mencionadas — além da Defesa Civil do Estado de São Paulo e do projeto Amor se Doa —, aproveita a mensagem central do Junho Vermelho. Neste mês, é celebrada e cultivada a conscientização da população sobre a importância das doações de sangue.

Gesto de amor

Os membros do GSU chegarão ao Palácio dos Bandeirantes, Av. Morumbi, 4.500, na capital paulista, a partir das 9h — quando as coletas terão início. Porém, os responsáveis preveem que o momento principal será por volta do meio-dia: neste horário, estarão presentes todos os organizadores e a maior quantidade de doadores.

A costureira Norma da Silva, 51 anos, voluntária do GSU, faz sua parte para promover uma cultura de generosidade na população, de modo que cada vez mais indivíduos se tornem doadores. “Auxiliar nessa missão é uma satisfação. Sabemos que muitas vidas podem ser salvas por meio de um gesto de amor ao próximo”, conta.

Sua colega Flávia Cristina, 42 anos, destaca que, além da “experiência gratificante” de ajudar os outros, o próprio doador ganha um check-up gratuito. No entanto, a corretora de imóveis enfatiza que o fundamental é o ato de solidariedade: “Ao doar sangue, você ajuda aqueles em situações críticas de saúde. São pacientes que passam por cirurgias, tratamentos de câncer ou que sofreram acidentes”, lembra.

Nos dias 8 e 15 de junho, o GSU também realiza outras duas ações de doação de sangue em São Paulo. Membros e voluntários deste e de outros programas sociais da Universal marcam presença no Banco de Sangue Paulista, localizado na Vila Conceição. No total, 240 doadores favorecerão até 960 pacientes.

imagem do author
Colaborador

UNIcom