Documentário denuncia pedofilia durante celebração ao ex-Papa João Paulo II
Filme foi exibido no último sábado (16) e já tem milhões de visualizações
O documentário “Hide and Seek” (“Esconde-Esconde”, em tradução livre) foi transmitido pelo Youtube no último sábado (16), enquanto milhões de pessoas na Polônia e no mundo inteiro celebravam o centenário de nascimento do ex-Papa João Paulo II.
O filme, feito pelo jornalista premiado mundialmente Tomasz Sekielski, denuncia a maneira como membros da Igreja Católica cometiam abusos sexuais contra menores de idade poloneses e escondiam esses crimes.
De acordo com as denúncias, o bispo Edward Janiak, que ainda atua na Polônia, encobria os crimes. O filme foi acompanhado durante a transmissão por cerca de 80 mil pessoas. Em dois dias, quase 5 milhões de telespectadores já haviam assistido.
O autor explica que o filme teve financiamento coletivo, o que dá a ele a liberdade de ser totalmente independente, sem precisar mascarar a verdade. Na própria publicação do Youtube, Sekielski afirma:
“Atualmente, estamos trabalhando em outros documentários importantes sobre os escândalos e sobre o papel de João Paulo II na cobertura desses casos”.