Domingo de Ramos: prepare-se para a semana mais importante da história da humanidade

Participe conosco da Semana Santa. Saiba mais

Imagem de capa - Domingo de Ramos: prepare-se para a semana mais importante da história da humanidade

O Domingo de Ramos marca a entrada triunfal do Senhor Jesus em Jerusalém. Mas, mais do que um fato histórico, esse momento representa algo muito pessoal: a entrada de Jesus em sua vida.

Em qual área você mais precisa que Ele entre?
Na sua família? Saúde? Vida sentimental? Espiritual? Financeira?

Durante a Semana Santa, vamos reviver cada passo do Senhor Jesus — do Domingo de Ramos até o Domingo de Páscoa — e você terá a oportunidade de convidá-Lo a entrar justamente onde há dor, dúvida ou necessidade.

Neste dia especial, também participaremos da Santa Ceia, um momento sagrado de aliança com Deus, em que você poderá convidar o Senhor Jesus a reinar em sua vida.

É a semana mais importante da história da humanidade. E também pode ser a mais importante da sua vida.

O “Domingo de Ramos”:

Na Bíblia, encontramos este episódio nos Evangelhos (Mateus 21:1–11, Marcos 11:1–10, Lucas 19:28–44 e João 12:12–19).

  • Ao vir sobre uma jumenta, o Senhor Jesus cumpriu a profecia feita por Zacarias, cerca de 4 séculos antes: “Alegra-te muito, ó filha de Sião; exulta, ó filha de Jerusalém; eis que o teu Rei virá a ti, justo e Salvador, pobre, e montado sobre um jumento, e sobre um jumentinho, filho de jumenta” (Zacarias 9:9).
  • Nos tempos bíblicos, era comum os reis fazerem entradas triunfais pela cidade. Então, em outras palavras, era como se aquelas pessoas estivessem recebendo o Senhor Jesus como Rei em suas vidas. E, de fato, embora não tivesse vindo para ser um “rei terreno”, o Senhor Jesus era, em carne, descendente do rei Davi (Mateus 1) e foi gerado pelo Espírito Santo (Mateus 1:18). O Rei na Terra e no Céu.
  • Porém, na sexta-feira daquela semana, Ele foi crucificado no mesmo lugar em que foi recebido como Rei. Assim, a data ficou conhecida como “Sexta-feira da Paixão“.
  • Entretanto, o Senhor Jesus já sabia que aquilo aconteceria. Era necessário que o sacrifício ocorresse, porque era a única forma de nos salvar do inferno. Como o salário do pecado é a morte (Romanos 6.23), alguém teria de pagar o preço. O Senhor Jesus fez uma troca: a vida dEle pela nossa. E, assim, Ele ressuscitou. E, hoje, por ter vencido, retomou para Si o domínio sobre todo o universo. Por fim, Ele retornará nas alturas, no fim dos tempos, para concluir o que começou ali na cruz.
  • Aliás, vale lembrar que os profetas do Antigo Testamento apontaram para o Senhor Jesus, que cumpriu com cada uma das profecias ao Seu respeito.

Confira abaixo a agenda especial da “Semana Santa”:

Encerramento do propósito “Jejum de Daniel”:

O propósito “Jejum de Daniel” é em preparação para a “Semana Santa” e terminará no dia 20 de abril. Se você não está participando, saiba que ainda dá tempo. Encontre mais informações aqui.

imagem do author
Colaborador

Da Redação / Foto: Divulgação