‘Drive-Thru contra a depressão’ deve beneficiar mais de 3 mil pessoas pelo país

Ação social acontecerá por todo o Brasil nesta sexta-feira, 29/9, e contará com o apoio de voluntários, incluindo psicólogos

Imagem de capa - ‘Drive-Thru contra a depressão’ deve beneficiar mais de 3 mil pessoas pelo país

Nesta sexta-feira (29), todas as capitais brasileiras e o Distrito Federal vão receber 300 voluntários que realizarão o “Drive-Thru contra a depressão”. A ação social busca promover momentos de reflexão para conscientizar as pessoas sobre a questão da depressão, que vem se agravando no país.

Um estudo de 2020, publicado na revista da Fiocruz, mostra que, já naquele ano, 30% dos adolescentes brasileiros apresentavam transtornos mentais comuns, como ansiedade e depressão. O Conselho Federal de Enfermagem (Cofen), com dados de 2022, diz que o Brasil vive uma “segunda pandemia” — agora, quanto à saúde mental.

A pandemia de Covid-19 realmente agravou a situação: a Organização Mundial da Saúde (OMS), em 2021, revelou que a depressão e a ansiedade aumentaram mais de 25% apenas no primeiro ano de pandemia. O Brasil seria, aliás, o país da América Latina com o maior índice de depressão e líder mundial em ansiedade. Por fim, dados do Departamento de Informática do Sistema Único de Saúde (Datasus) mostram que o total de óbitos no Brasil por lesões autoprovocadas — ou suicídios — dobrou nos últimos 20 anos, passando de 7 mil para 14 mil ocorrências por ano em 2022.

Saúde mental acima de tudo 

Cuidar da mente e de questões emocionais no Brasil hoje é, portanto, um desafio — e uma necessidade — para todos. Neste sentido, o grupo Depressão tem Cura (DTC), mantido pela Igreja Universal, promove desde 2018 iniciativas com o objetivo de levar apoio emocional para aqueles que mais necessitam: os que estão com depressão, pensamentos suicidas ou sob qualquer risco semelhante.

A ação desta sexta-feira, por meio do Drive-Thru contra a depressão, ganha ainda mais importância diante dos dados vistos aqui. O responsável pela iniciativa, Jefferson Garcia, explica que a abordagem dos carros é feita com muito cuidado. “E, em muitos casos, as próprias pessoas com depressão param seus veículos, a fim de conversar com a gente”, explica. O DTC vai montar tendas em pontos de trânsito movimentado nas capitais para realizar essas abordagens a carros e motos — mas também dará atenção a pedestres interessados.

Garcia compartilha algo que presenciou em outras edições do evento: “Já vi pessoas que estavam pensando em cometer suicídio pararem para conversar conosco. Pois, acima de tudo, o Drive-Thru é um lugar de desabafo. É um lugar em que a pessoa será ouvida de fato”, reflete. O responsável pela ação desta sexta-feira lembra ainda que, além do suporte emocional, haverá a doação de cerca de mil livros sobre a temática. Entre os 300 voluntários que participarão da ação pelo Brasil, há, inclusive, psicólogos.

Conversas que mudam vidas 

Uma das pessoas que atuarão nesta sexta-feira é Raquel Miranda, de 30 anos. Ela já foi voluntária em eventos anteriores do DTC e vê a experiência como enriquecedora: “Cada ação feita pelo grupo nos ajuda a olhar de forma mais humana para cada indivíduo. Os atendimentos, os acolhimentos… tudo isso nos dá mais força para continuar com o trabalho”. Sobre o efeito que a abordagem pode ter sobre as pessoas, Miranda faz uma consideração: “Motiva saber que o pouco que podemos realizar tem um grande valor emocional para aqueles que mais precisam”.

Gabriel Gomes da Silva, 28 anos, técnico de enfermagem, teve sua vida alterada a partir de um encontro com os voluntários do DTC. “O grupo estendeu a mão para mim quando mais precisei. Eles realmente se preocuparam com as pessoas e ajudam a gente. O DTC mudou minha vida, minha trajetória. Só tenho a agradecer, pois vocês são muito especiais”, assinala Silva.

O Drive-Thru contra a depressão acontece no dia 29 de setembro, sexta-feira, em 26 capitais, além do Distrito Federal. A iniciativa é realizada pelo grupo Depressão tem Cura.

imagem do author
Colaborador

Unicom / Fotos: Cedidas