Drive-thru oferece ajuda a quem sofre de depressão
Ação acontecerá em todas as capitais nesta sexta (20); doença responde por 23% dos atendimentos em saúde mental no SUS
Nesta sexta-feira (20), acontecerá o “Drive-thru contra a Depressão” em todas as capitais brasileiras. O evento é um grande movimento nacional que tem como objetivo alertar a população sobre os riscos da doença, além de oferecer ajuda a quem está sofrendo com o transtorno psicológico.
A depressão representa quase um quarto (23%) dos atendimentos ambulatoriais e hospitalares em saúde mental no Sistema Único de Saúde (SUS). Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), o Brasil é o segundo país da América a ter mais casos de depressão, com 5,8% da população, atrás apenas dos Estados Unidos, com 5.9%.
O “Drive-thru contra a Depressão” funcionará como um ponto de atendimento para que as pessoas possam estacionar, desabafar e dar um respiro na correria do dia a dia, em prol da melhoria da saúde mental de cada um.
Durante toda a sexta, serão entregues panfletos a motoristas nas cidades alcançadas, informando que há um posto da campanha na proximidade. Na cidade de São Paulo, o drive-thru funcionará na Av. Celso Garcia, 605, no bairro do Brás, a partir das 16h.
Quando o interessado chegar ao drive-thru, será oferecido um momento de desabafo com os voluntários. Depois da conversa, a pessoa poderá se cadastrar para receber um acompanhamento emocional continuado.
Jefferson Garcia, responsável pela ação social, explica que “a iniciativa tem como objetivo ajudar as pessoas e mostrar que nos importamos com elas. Esse drive-thru veio para comprovar que elas não estão sós e que podem vencer essa dor na alma”.
A estimativa dos organizadores é que cerca de mil pessoas sejam atendidas em todas as capitais. A ação contará com o apoio de 600 voluntários.
“Me casei aos 18 anos e, com o passar do tempo, foi se tornando um relacionamento abusivo. Além da falta de autonomia, descobri traições do meu parceiro e fiquei totalmente frustrada, mas sofria calada. Literalmente, perdi o chão”, conta a voluntária Naiane Freitas Oliveira, de 26 anos de idade.
“Com a depressão, emagreci mais de 15 quilos. Cheguei a ficar três dias sem tomar banho e não tinha condições de trabalhar, só ficava na cama chorando muito. E assim seguia os meus dias desejando a morte”, lembra. “Até o dia em que fui auxiliada por voluntários que me ouviram, acolheram e me ajudaram nesse momento tão difícil da minha vida. Hoje sou voluntária e procuro ajudar, como um dia fizeram comigo.”
Os protocolos para evitar o contágio e a propagação da covid-19 serão respeitados em todos os postos da campanha.
Agenda – “Drive-thru contra a Depressão”
São Paulo
Av. Celso Garcia, 605 – Brás – São Paulo (SP)
Horário: 16h
Acre
Endereço: Parque – Horto Florestal – Bairro Bosque – Rio Branco
Horário: 9h
Alagoas
Endereço: Av. Comendador Gustavo Paiva, 3076 – Mangabeiras – Maceió
Horário: 16h
Amapá
Endereço: Aeroporto – Bairro Jesus de Nazaré – Macapá
Horário: 16h
Amazonas
Endereço: Av. Constantino Nery, 1515 – Bairro São Geraldo – Manaus (AM)
Horário: 16h
Bahia
Endereço: Av. ACM, 4197 – Bairro Pituba – Salvador (BA)
Horário: 11h
Ceará
Endereço: Rua Tristão Gonçalves, 613 – Centro – Fortaleza
Horário: 16h30
Espírito Santo
Endereço: Av. Reta da Penha, 2575, Bairro Santa Luzia – Vitória
Horário: 11h30
Goiás
Endereço: Av. Goiás, 1449 – Centro – Goiânia
Horário: 17h
Maranhão
Endereço: Av. Oswaldo Cruz, 1600 – Centro – São Luiz
Horário: 18h
Mato Grosso
Endereço: Av. Tenente Coronel Duarte, 1798 – Centro – Cuiabá
Horário: 18h
Mato Grosso do Sul
Endereço: Av. Mato Grosso, 921 – Centro – Campo Grande
Horário: 18h30
Minas Gerais
Endereço: Praça do Comboio – Centro – Belo Horizonte
Horário: 8h
Pará
Endereço: Rua 2 de Maio, número 5 – Bairro Tapana – Belém
Horário: 19h30
Paraíba
Endereço: Av. Epitáfio Pessoa 2000 – Bairro Expedicionário – João Pessoa
Horário: 9h30
Paraná
Endereço: Rua Piquiri 53, Rebouças – Curitiba
Horário: 18h
Pernambuco
Endereço: Av. Cruz Cabugá, 141 – Bairro Santo Amaro – Recife
Horário: 16h
Piauí
Endereço: Av. Rau Lopes, Bairro Noivos – Teresina
Horário: 18h
Rio de Janeiro
Endereço: Rua Segal 1, esquina com Dom Helder Câmara – Bairro Del Castilho – Rio de Janeiro
Horário: 16h30
Endereço: Av. Rui Barbosa, 1017 (RJ) – Ao lado do Corpo de Bombeiro – Campos dos Goytacazes
Horário: 13h
Rio Grande do Norte
Endereço: Rua Coronel Auris Coelho, 66 – Bairro Lagoa Nova – Natal
Horário: 17h
Rio Grande do Sul
Endereço: Rua Comendador Manoel Pereira, Centro – Porto Alegre
Horário: 17h
Rondônia
Endereço: Rua Joaquim Nabuco, 2245 – Centro – Porto Velho
Horário: 17h
Roraima
Endereço: Av. Sebastião Diniz, 1201 – Centro – Boa Vista
Horário: 18h
Santa Catarina
Endereço: Av. Mauro Ramos 1310, Centro – Florianópolis
Horário: 17h
Sergipe
Endereço: Av. Tancredo Neves, 2464 – Bairro Luzia – Aracaju
Horário: 20h
Tocantins
Endereço: Quadra 101 Norte Avenida NS 1 lote 5 – plano diretor Norte – Palmas
Horário: 17h
Distrito Federal
Endereço: EQS 212/213 em frente à estação de metrô 112. Sul – Asa Sul – Brasília
Horário: 11h