Duas portas que você pode fechar para evitar a ansiedade

Nível de estresse do brasileiro sobe, em média, 75% no final do ano. Saiba como combater isso

Imagem de capa - Duas portas que você pode fechar para evitar a ansiedade

A correria que antecede a virada do ano e os pensamentos já voltados para o que está por vir deixam os brasileiros cada vez mais ansiosos no mês de dezembro. De acordo com um levantamento da ‘International Stress Management Association (Isma) – Brasil’, organização internacional de pesquisa, prevenção e tratamento sobre o assunto, o nível de estresse do brasileiro sobe, em média, 75% no final do ano. Entretanto, mesmo diante deste cenário, saiba que há duas portas que você pode fechar para evitar que a ansiedade chegue até a sua vida.

“A ansiedade tem sido um grande problema para muita gente. Especialmente quando nos aproximamos do novo ano, as pessoas começam a se preocupar com festas, viagens, presentes, com o que elas têm e o que não têm, olham para trás e consideram as perdas do ano passado, aquilo que gostariam de ter conquistado mas não conseguiram. Então, a ansiedade vem com força e tem sido um problema até físico para muita gente que toma remédio e busca ajuda em profissionais para tentar lidar com isso. E a ansiedade tem aumentado na população”, comentou o Bispo Renato Cardoso, durante a programação ‘Inteligência e Fé‘, em 24 de dezembro último.

LEIA MAIS: No fim do ano, alguns gatilhos podem desencadear ansiedade

A porta das muitas coisas

É notório que a ansiedade está presente entre a população brasileira. Estudo realizado em 2019 pela Organização Mundial da Saúde (OMS) apontou que o Brasil possui, se comparado a todos os outros países do mundo, o maior número de pessoas ansiosas. São 18,6 milhões de brasileiros que sofrem com algum tipo de transtorno de ansiedade.

Contudo, conforme ressaltou o Bispo, a ansiedade não é nada novo. O ser humano sempre sofreu com a ansiedade. E Deus traz uma solução para isso. Portanto, é importante entender de onde ela vem, para rebatê-la antes mesmo dela chegar. Para isso, há uma maneira de evitar a ansiedade, fechando duas portas: uma é a porta das muitas coisas.

“As muitas coisas dividem nossa atenção e nossas forças porque ficamos preocupados com tudo aquilo que é desnecessário. Quando você está vivendo preocupado com muitas coisas naturalmente divide seus recursos e descobre rapidamente que não consegue atender a tudo e a todos de uma vez (…) Então, porque se dividem entre muitas coisas, as pessoas logo descobrem que não há tempo para tudo. São tantas oportunidades, tantas coisas disponíveis, tantas ofertas (…) é natural que uma ansiedade brote no seu ser e aí você cai em desespero”, disse.

O que é e o que não é necessário

Para exemplificar, o Bispo citou a passagem da Bíblia em Lucas 10: 38-42:

“…entrou Jesus numa aldeia; e certa mulher, por nome Marta, o recebeu em sua casa; E tinha esta uma irmã chamada Maria, a qual, assentando-se também aos pés de Jesus, ouvia a sua palavra. Marta, porém, andava distraída em muitos serviços; e, aproximando-se, disse: Senhor, não se te dá de que minha irmã me deixe servir só? Dize-lhe que me ajude. E respondendo Jesus, disse-lhe: Marta, Marta, estás ansiosa e preocupada com muitas coisas, mas uma só é necessária; E Maria escolheu a boa parte, a qual não lhe será tirada.”

Então, explicou: “Jesus mostrou a doença (“estás ansiosa e preocupada com muitas coisas”), e deu a cura (“mas uma só é necessária”). Ou seja, nada do que ela estava correndo atrás era necessário. Talvez era desejável, era bom, mas não era necessário (…) Este discernimento de saber o que é e o que não é necessário é a cura para a sua ansiedade.”

A porta da ingratidão

Semelhantemente, a segunda porta que deve ser fechada é a da ingratidão.

“Uma das grandes portas da ansiedade hoje é o fato das pessoas serem tão ingratas. Elas não reconhecem o que têm, tudo o que é bom na vida delas. Não reconhecem o que já está indo bem e só ficam olhando para o que está indo mal. Nesta atitude se tornam ingratas e, portanto, ficam frustradas e ansiosas. Mas, se eu olhar tudo o que eu já tenho, eu vou sentir gratidão. Que traz paz e alegria. Só o fato de você agradecer vai derrotar essa ansiedade dentro de você. Ademais, deixar de se preocupar com as muitas coisas, e só se preocupar com a necessária agora na sua vida, vai também derrotar essa ansiedade dentro de você. Essa sabedoria é do Criador, é infalível, é só colocar em prática”, destacou o Bispo Renato.

Jejum de Daniel e Vigília da Virada

A saber, aí está a importância do Jejum de Daniel, uma oportunidade para refletir sobre a maneira como tem conduzido a vida e pensar em novas atividades interessantes que possam tomar como hábito, a fim de aprender mais sobre Deus e os Seus pensamentos. Até 31 de dezembro, procure se encher da presença de Deus com atividades que o aproximem dEle. Confira aqui o passo a passo de como fazer o Jejum de Daniel.

Concomitantemente ao último dia do propósito, acontece a Vigília da Virada, em toda a Universal. No Templo de Salomão, em São Paulo, esta reunião especial começará às 21h, com a apresentação especial do coral do Templo, na Esplanada, e terminará nos primeiros minutos de 2022. Desta forma, você apresentará a Deus o novo ano que se inicia, com Sua direção e proteção. Ademais, encontre o endereço da igreja mais próxima de você.

imagem do author
Colaborador

Redação / Foto: Istock