Durante pandemia, voluntários intensificam auxílio na Costa do Marfim
Centenas de pessoas já receberam alimentos, álcool em gel, entre outros itens. Saiba mais
A Costa do Marfim, na África Ocidental, é composta por mais de 25 milhões de habitantes em todo seu território e a população também foi atingida pela pandemia no novo coronavírus, que tem assolado todo o mundo.
Por conta disso, o governo local declarou restrições a serem seguidas e as autoridades marfinenses decretaram o isolamento social de Abidjan, capital econômica do país. Além disso, as fronteiras foram fechadas, dificultando o atendimento às empresas e pessoas que possuíam seu próprio comércio.
Ajuda necessária
Em meio a tanta dificuldade enfrentada pela população durante a pandemia, a Universal – por meio de seus voluntários – intensificou suas atividades no país. A primeira ajuda foi destinada ao Ministério da Saúde e da Higiene Pública. Com a intenção de suprir a necessidade primordial àqueles que estão na linha de frente contra a COVID-19. Na oportunidade, foram doadas 600 embalagens de álcool em gel e 360 de sabonete líquido. O gesto foi tão significativo que o Ministro da Saúde e da Higiene Pública, Eugène Aka Aouélé, por meio de um documento oficial, agradeceu todo o suporte dado ao ministério.
“Esta ação realizada ao Ministério da Saúde foi de suma importância, pois os profissionais da saúde envolvidos no combate da COVID-19 precisam ter a proteção adequada para realizarem seu trabalho com segurança. Tivemos escassez destes produtos no mercado, e ao conseguirmos no primeiro momento contribuir com kits de proteção, colaboramos no esforço conjunto ao combate deste vírus”, comentou o Pastor Paulo Roberto Santos, que esteve presente durante as ações.
De acordo com o ministro, a ação foi muito bem vista. “Gostaria de expressar, em nome do governo, meus sinceros agradecimentos por essa doação e parabenizá-los por essa ação cívica. Por favor, aceitem minha distinta consideração”, disse ele.
Apoio à população
O apoio não se restringiu apenas a essa mobilização. Mediante o aumento das dificuldades que muitos vêm enfrentando com a crise econômica no país, sem ter onde recorrer a uma renda até mesmo para prover alimentação, a Universal da Costa do Marfim distribuiu, até o momento, mais de 3,5 toneladas de alimentos. Cerca de 800 famílias já foram beneficiadas.
Além do alimento, também foram preparados e distribuídos cestas básicas, kits de higiene e prevenção, contendo álcool em gel, máscara, sabonete, pasta de dentes e papel higiênico. Durante a entrega, por onde os voluntários da igreja chegavam a alegria era notória e transmitida através de um sorriso ou de uma palavra de agradecimento.
De acordo com o Bispo Vitor Francisco, atual responsável pelo trabalho da Universal no País, as ações têm como objetivo apoiar o governo a manter a população marfinense protegida contra a contaminação do coronavírus. “A igreja é solidária na luta e no combate da COVID-19. É fundamental no momento de crise que passamos darmos o suporte para a proteção e prevenção daqueles que estão diretamente na linha de frente, de forma direta ou indireta”, finalizou ele.
Para saber mais sobre as ações sociais que a Universal está promovendo durante a pandemia, clique aqui. Você também pode se tornar um voluntário. Encontre aqui o endereço de uma igreja mais próxima e se informe com o pastor.
Com informações da Universal na África