É amor ou dependência emocional?

Há mulheres que acreditam que amam, mas na verdade estão presas a uma carência amorosa

Imagem de capa - É amor ou dependência emocional?

Em nossos relacionamentos, seja na vida amorosa, seja na família, seja com os amigos, dizemos normalmente o que sentimos pelas pessoas que queremos bem. Mas muitas pessoas – entre elas várias mulheres – confundem se o que sentem é realmente amor genuíno ou uma carência afetiva, que resulta em uma dependência emocional.

Isso acontece, principalmente, por causa da baixa autoestima. Muitas mulheres dependem emocionalmente do cônjuge, do namorado, das amigas ou de parentes. Elas sentem necessidade extrema de estar com alguém ou de agradá-lo por medo de perdê-lo e, quando estão sozinhas, têm a sensação de que deixarão de existir e de que suas vidas só têm valor se quem é objeto do seu sentimento estiver por perto o tempo todo.

O grande problema de tudo isso é o que este tipo de comportamento demonstra: ele revela o quanto uma pessoa que age dessa forma não se valoriza e que ela tolera qualquer coisa para manter quem deseja ao seu lado.

Como identificar
Talvez você pense que não se encaixa nesse perfil ou não queira dar o braço a torcer de que esse é um problema que precisa ser resolvido em seu interior. Contudo podem existir em você características que definem claramente se você depende emocionalmente das pessoas ao seu redor. O primeiro passo é identificá-las. Entre elas estão ciúme excessivo, controle, medo, possessividade, insegurança e ansiedade.

Segundo a colunista Cristiane Cardoso, a pessoa que é dependente de alguém se doa demais nas relações e, por isso, acaba sofrendo. “Às vezes, se doando demais, você pensa que está dando uma prova de amor, mas isso pode gerar grandes problemas (…). Quem se doa demais no fundo tem medo de ficar só, então pensa que tem que segurar aquele alguém de qualquer jeito e não tem o equilíbrio necessário naquela situação”, observou ela em uma edição do programa do The Love School – A Escola do Amor, exibido na Record TV.

Para resolver
Você se identificou com este texto? Em caso afirmativo, você precisa procurar ajuda para obter o equilíbrio em seus sentimentos e consequentemente em suas relações. “Você precisa estar bem consigo mesma antes de tentar estar bem com alguém. Se você ainda tem problemas em seu interior e traumas do passado, não será a outra pessoa que vai fazer bem para você”, disse Cristiane.

Entenda que o Único que pode curar o seu interior e livrá-la dessa dependência dos outros é Deus e que você só pode ser dependente dEle.

Saiba que por meio da ação do Espírito Santo você descobrirá o amor-próprio para ter segurança e equilíbrio nos relacionamentos.

imagem do author
Colaborador

Camila Teodoro / Foto: Getty Images