É assim que Deus lhe trata? Então saiba o que fazer

Deus nos trata conforme tratamos outras pessoas. Jesus disse: “ouvistes que foi dito: amarás o teu próximo, e odiarás o teu inimigo. Eu, porém, vos digo: amai a vossos inimigos, bendizei os que vos maldizem, fazei bem aos que vos odeiam, e orai pelos que vos maltratam e vos perseguem; para que sejais filhos do vosso Pai que está nos céus” (Mateus 5.43-44).

Veja que condição Ele exige para sermos Seus filhos! Quem quer fazer algo bom pelo inimigo? Isso não é natural. Desejamos que, no mínimo, caiam e tropecem, humanamente falando. No entanto, para estarmos na posição de filhos de Deus, não podemos fazer apenas o que desejamos. Devemos confiar que Ele intercederá por nós.

O jeito que trato até mesmo meus inimigos está diretamente ligado ao meu relacionamento com Deus. A vida de muita gente não anda por conta da maneira que ela tem tratado outras pessoas – e nisso estão inclusos até aqueles que não se declaram abertamente inimigos, mas falam mal, sentem inveja, derramam veneno sobre os ouvidos de outra pessoa para que esta sinta o mesmo que quem está falando sente. Essas palavras não são vãs, elas têm espírito e voltam para quem as espalha.

Não devemos odiar nem maltratar, visto que o nosso próximo representa Deus. Como você amará Deus, que você não toca nem vê, se você não respeita nem ao seu próximo que está bem na sua frente? Deus está em todos os lugares, mas você não pode interagir fisicamente com Ele. Como podemos nos relacionar com Deus? Jesus disse que quando você visita o preso está O visitando, quando você visita o doente está O visitando e, quando alimenta o faminto, está O alimentando (Mateus 25).

Como você tem tratado as pessoas ao seu redor tanto as conhecidas como as estranhas? Talvez sua vida esteja travada pela forma como você pensa, fala e age em relação a elas. Aprenda a tratar as pessoas indiscriminadamente. Você não precisa ter amizade com todos, mas seja cordial, seja filho da luz na forma como trata as pessoas, porquanto isso volta de algum jeito para nós. Avalie os seus relacionamentos com todos com os quais interage. Ao mudar o seu comportamento, notará a mudança na sua vida.

imagem do author
Colaborador

Bispo Renato Cardoso / Foto: Getty Images