É pecado mortal comer carne na Sexta-feira Santa?
A abstinência de carne no feriado santo é considerada uma forma de penitência e mortificação? Entenda
Comer carne na Sexta-feira Santa pode ser considerado um pecado grave por certas tradições. A abstinência seria considerada uma forma de penitência e mortificação. Mas será que isto é apenas uma crença pessoal ou possui base bíblica?
Não está na Bíblia que é pecado comer carne na Sexta-feira Santa:
- O motivo de tal prática seria para gerar uma reflexão e memória com respeito ao sacrifício de Jesus Cristo na cruz. Poderia, igualmente, apontar para uma atitude de caridade. Por fim, a opção, geralmente, é a refeição à base de peixe.
- Além disso, o jejum ocorreria, geralmente, na Sexta-feira Santa, na Semana Santa, antes da Páscoa. É uma data de reflexão, que remete ao sacrifício de Jesus Cristo na cruz.
- Assim, a tradição de abster-se de carne vermelha na Sexta-feira Santa é considerada, por tal concepção, uma forma de sacrifício e respeito ao derramamento do sangue de Cristo.
- Contudo, a prática não está contida em um mandamento bíblico. Portanto, trata-se apenas de uma tradição.
O que, de fato, está na Bíblia a respeito da Sexta-feira Santa:
- Basta olharmos em volta para percebermos quantas maldades e injustiças ocorrem neste mundo.
- E, ao contrário do que muitos acreditam, a culpa disso tudo não é de Deus, mas da própria humanidade que escolheu se distanciar das orientações dEle.
- São os seres humanos que praticam o pecado. Mas a ideia inicial de Deus era que fôssemos a “imagem e semelhança” dEle (Gênesis 1:26-28). Ou seja, que tivéssemos a natureza Divina. E este tem sido o trabalho do Espírito Santo: resgatar em nós esta “imagem e semelhança” justa.
- Porém, desde que o pecado entrou na humanidade, um problema surgiu: o salário do pecado é a morte (Romanos 6:23). Então, alguém teria que morrer.
- Mas Deus, em Seu amor e misericórdia, providenciou uma alternativa: a vida do Filho dEle, que era o que Ele tinha de melhor, em resgate da nossa (João 3:16).
- É por isso que o profeta Isaías ensina: “Mas Ele foi ferido por causa das nossas transgressões, e moído por causa das nossas iniquidades; o castigo que nos traz a paz estava sobre Ele, e pelas Suas pisaduras fomos sarados” (Isaías 53:5).
- Este é o verdadeiro significado da Sexta-feira Santa.
- Então, mais importante do que cumprir tradições é a autoavaliação sincera de como se tem conduzido a própria vida e uma reconciliação com Deus. Não apenas com palavras, mas por meio de um desejo sincero de mudança.
No vídeo abaixo, o Bispo Renato Cardoso esclarece sobre o que aconteceu na cruz:
O que fazer:
- Busque a presença de Deus nesta Sexta-feira Santa, que, neste ano, será no dia 18 de abril.
- Na data, ocorrerá o evento especial “A Família ao Pé da Cruz“. Procure por mais informações em uma Universal próxima (consulte o endereço aqui).
Leia também:
- Qual é o verdadeiro significado da “Sexta-feira Santa”?
- É pecado lavar roupa na Sexta-feira Santa?
- Qual é o significado espiritual da Sexta-feira Santa?
- O que a Bíblia diz sobre a “Sexta-feira Santa”?
- O que os evangélicos pensam sobre a “Sexta-feira Santa”?
- O que fazer na Semana Santa?
- “Driblando a Fome” com “A Família ao Pé da Cruz” na Bahia