É possível confiar 100% no parceiro (a)?
Os professores Renato e Cristiane Cardoso esclarecem esta questão. Entenda
No programa “The Love School – A Escola do Amor” exibido no último sábado (12), os apresentadores Renato e Cristiane Cardoso explicaram o porquê de mesmo em um relacionamento saudável não ser recomendável confiar 100% no cônjuge.
Isso mesmo, de acordo com o casal o máximo de confiança recomendada em um relacionamento é 99%. Para Cristiane a razão é simples: não confiamos sequer em nós mesmos 100%, por qual razão então confiaríamos em outra pessoa?
“A gente sabe que não é confiável 100% quando a gente vê uma coisa que quer. Se você está com dívida você evita ir ao shopping porque sabe que se for vai acabar gastando e aumentando a sua dívida. Isso é você não confiar 100% em si mesmo. Se eu não posso confiar em mim mesmo 100%, eu vou confiar em outra pessoa 100%? ”, argumenta a apresentadora.
Renato, por sua vez, esclarece que esse 1% que não podemos confiar é a humanidade de cada um. Pois, todo ser humano tem suas fraquezas e, é por isso que, o máximo que podemos confiar no outro é 99%.
Fiquem atentos
Justamente por confiar cegamente no parceiro, por não se atentar aos sinais e por escolher não prestar atenção aos indícios, de que algo estava errado no comportamento e nas atitudes do outro, que hoje muitas pessoas estão amargando a dor da traição, a dor de um casamento destruído, de um relacionamento falido.
“As pessoas, às vezes, acabam sendo muito ingênuas. A pessoa ama tanto a outra que prefere fechar os olhos. A pessoa muitas vezes por causa de um sentimento não usa a razão”, comenta Cristiane.
A verdade é que nenhum dos dois extremos é recomendável. Em um relacionamento não é saudável ficar controlando a vida do parceiro e nem tampouco fechar os olhos para tudo que ele faz.
Então, o que fazer?
Os professores ensinam que a regra dos 99% da confiança no relacionamento funciona da seguinte forma:
Você não vai ficar patrulhando a outra pessoa, nem ficar olhando desconfiado. Mas, vocês vão criar regras no relacionamento com o objetivo de se protegerem de vocês mesmos e de pessoas mal-intencionadas. Ou seja, vocês vão zelar, cuidar um do outro e de vocês mesmos.
Há um versículo que diz:
“Maldito o homem que confia no homem, e faz da carne o seu braço…” Jeremias 17:5
“A própria sabedoria Divina nos ensina que não devemos confiar em nós mesmos. Não podemos confiar 100% em ninguém. Temos que estar muito atentos com respeito a nós mesmos e com respeito ao 1% do parceiro. Então, no relacionamento temos limites e regras com o objetivo de nos proteger do 1% que está dentro de nós. Isso é administração de riscos”, esclarece Renato.
Ademais, a prudência recomenda transparência e limitação de riscos. Ou seja, sem segredos para que você cultive a confiança no outro, sem pontos cegos. Isto é, limitar o risco do 1% da humanidade que está dentro você.