É possível superar a dor do luto?
O programa Fala Que Eu Te Escuto debateu sobre o assunto. Entenda
Perder alguém que se ama é uma dor que o ser humano não está preparado para sentir. O sofrimento pela morte do cônjuge pode acompanhar a pessoa pelo resto da vida. Mas será que um novo relacionamento resolve, é melhor se isolar ou com o tempo tudo passa?
O que analisar:
O programa Fala Que Eu Te Escuto debateu sobre o assunto e ouviu especialistas para entender como é possível superar a dor do luto.
Opinião dos especialistas:
- “O grande aliado para lidar com a dor e com o sofrimento é o tempo”, disse a psicóloga Ana Cláudia.
- O psicólogo Leonardo Bastos explicou as fases do luto:
- “Existe a fase da negação, em que ela acredita que a qualquer momento vai acordar e tudo será como antes. A raiva quando ela se revolta contra a dor, contra o mundo, contra Deus e contra si próprio. A fase da depressão, quando ela começa a se recolher para elaborar essa dor e depois a fase da aceitação. E junto com isso a construção de uma nova rotina de vida”, esclareceu.
- “A maneira para você superar isso é entender a vida e o ser humano. Entender que essa morte não é o fim, mas um ciclo da vida e assim você vai superar com maior facilidade essa dor que todos nós teremos que passar por ela”, aconselhou o psicanalista e especialista no comportamento humano Fernando Teodoro.
Clique aqui para assistir ao programa na íntegra.
Anote aí:
O programa Fala Que Eu Te Escuto é exibido nas madrugadas da Record TV, com transmissão ao vivo também pelo Facebook. Sempre debatendo temas atuais e polêmicos.