E quando a idade chega?

Gerontofobia, o medo de envelhecer, é mais comum do que se imagina. Saiba mais

Imagem de capa - E quando a idade chega?

Gerontofobia é mais um dos inúmeros problemas dentre as fases de desenvolvimento do ser humano, e este é conhecido como o medo do envelhecimento. As causas variam desde a vaidade, saúde, convivência em sociedade e, até mesmo, o medo da morte.

Entenda:

A idade chega para todos e o envelhecimento físico é uma consequência natural. Apesar do surgimento de novos desafios em relação à saúde e novos ciclos sociais, em uma realidade atual, onde a imagem é o que há de mais importante para a sociedade, envelhecer surte para muitos como um efeito negativo da vida em razão da aparência.

A busca por uma imagem juvenil se torna o principal objetivo de diversas pessoas que paralisam sua vida devido a uma ruga ou uma nova marca de expressão presente em sua fisionomia. Saiba que não há problema algum em ter certos cuidados consigo mesmo, porém, quando excessivos podem afetar diretamente o bem-estar psicológico e emocional do indivíduo. Isto porque o mundo inverteu a real beleza e as virtudes geradas com o “se tornar mais velho(a)”, que vai além de um rosto bonito.

O maior dos medos:

Também presente entre as emoções de quem sofre com este tipo de ansiedade, está o medo da morte. A vida é um sopro e todos nós sabemos que a morte é o destino mais que certo do nosso corpo terreno, mas vale lembrar que a segurança em relação ao fim da vida está na confiança em Deus quanto o destino de nossa alma.

  • “Chegará o dia que o nosso tabernáculo (corpo) neste mundo irá se desfazer. Se isso não acontecer, não receberemos o tabernáculo celestial, o corpo glorificado, infinitamente superior a este”, explica Núbia Siqueira em seu blog.

Confira esta reflexão completa aqui

Por isso, mais relevante do que manter a boa forma física é manter em dia o cuidado com nossa comunhão com o Altíssimo, através de uma vida justa e separada, sem abandonar a fé.

“Mesmo na sua velhice, quando tiverem cabelos brancos, sou eu aquele, aquele que os susterá. Eu os fiz e eu os levarei; eu os sustentarei e eu os salvarei.” (Isaías 46.4)

Envelhecer faz bem:

Não se deixe levar pelos pensamentos de que envelhecer é algo ruim. Sua vida não acabou por alcançar uns anos a mais, e chegar à melhor idade não significa solidão.

O Próprio Deus, em Sua Palavra, define a velhice como uma “coroa de esplendor” (Provérbios 16.31) àqueles que andam em justiça. Portanto, cabe a decisão de ver essa fase gloriosa da vida como uma oportunidade de reconhecer o seu amadurecimento através das experiências vividas, desfrutar das virtudes adquiridas com o passar dos anos e se tornar uma referência de sabedoria aos que estão ao seu redor.

Conheça quem descobriu o lado bom da vida:

Sônia Maria Ávila, de 63 anos, sofria com o medo causado pelas inseguranças da melhor idade, mas, ao conhecer o trabalho realizado pelo grupo Calebe Universal descobriu um novo sentido para sua vida, que a libertou dos traumas e inquietações, se tornando verdadeiramente feliz.

  • Antes de chegar aqui eu era uma pessoa muito triste, vazia, tinha minha autoestima baixa; e participando das reuniões eu aprendi a me valorizar, me amar e, principalmente, amar a Deus, e reconheço Ele como o meu único Salvador”, conta ela.

Clique aqui e conheça mais sobre o grupo Calebe que, há 10 anos desenvolve um trabalho em prol da valorização e qualidade de vida da melhor idade, ou vá até uma Universal mais próxima de você.

imagem do author
Colaborador

Yasmin Lindo / Foto: iStock e Cedida