Eis o que você precisa saber sobre a crucificação de Jesus Cristo
A novela Jesus mostrou o ápice de toda a trajetória do Senhor Jesus na Terra
Nesta semana, pudemos acompanhar na novela Jesus a cena da crucificação do Senhor Jesus. Ela foi o ponto mais importante, não somente de Sua trajetória como “Filho do homem”, mas de toda a história da humanidade.
Toda a Bíblia aponta para o dia desse acontecimento – sobretudo, por meio dos profetas do Antigo Testamento.
O profeta Isaías, por exemplo, anunciou: “Mas Ele foi ferido por causa das nossas transgressões, e moído por causa das nossas iniquidades; o castigo que nos traz a paz estava sobre Ele, e pelas Suas pisaduras fomos sarados. Todos nós andávamos desgarrados como ovelhas; cada um se desviava pelo seu caminho; mas o Senhor fez cair sobre Ele a iniquidade de nós todos.” Isaías 53.5-6
Um plano Divino de Salvação
No momento antes da crucificação, Pilatos tenta sua última abordagem para sair daquele impasse em que estava metido, diante do povo sedento pelo sangue do Messias: “Disse-lhes Pilatos: Que farei então de Jesus, chamado Cristo?” Mateus 27.22
Esse questionamento nos faz pensar sobre a decisão que cada pessoa deve tomar quando “descobre” a existência do Senhor Jesus: recebê-lO ou rejeitá-lO. Não há meio termo. Ou é ou não é.
Sabemos que a morte e a ressurreição de Cristo eram necessárias para que se cumprisse o plano de Salvação da humanidade, elaborado pelo Deus-Pai.
Leia também: Entenda o significado da Santa Ceia, retratada na novela Jesus
Entretanto, o ato injusto e maldoso daquelas pessoas de torturar até a última gota de sangue o inocente Filho do Altíssimo – obviamente, sob a ação dos demônios – simboliza a triste história dos humanos contra o Criador. Um enredo de rebeldia contra a vontade Divina.
Em suas anotações bíblicas, o Bispo Edir Macedo analisa: “O Senhor Jesus enfrentou a violência de homens brutais que não mediram esforços para agredi-lO. Socos no Rosto, açoites de varas e chicotadas que rasgaram Sua carne foram alguns flagelos que Ele experimentou (Is 50.6). Não podemos esquecer que o Filho de Deus sofreu tudo isso estando em um corpo humano, frágil e vulnerável como o nosso. É muito importante nos lembrarmos do Seu sacrifício e da Sua dor e termos a consciência de que os nossos pecados foram responsáveis por todo o Seu sofrimento.”
Ali, na cruz, foi projetada toda a imoralidade, o distanciamento espiritual e o pecado que acompanham a humanidade desde o Jardim do Éden, quando Adão e Eva deram ouvidos ao diabo.
Leia também: No Monte das Oliveiras: o Senhor Jesus suou sangue?
Como o apóstolo Paulo observa: “Porque assim como a morte veio por um homem, também a ressurreição dos mortos veio por um Homem. Porque, assim como todos morrem em Adão, assim também todos serão vivificados em Cristo.” 1 Coríntios 15.21-22
Igualmente, o escritor de Hebreus aponta: “E quase todas as coisas, segundo a lei, se purificam com sangue; e sem derramamento de sangue não há remissão.” Hebreus 9.22
Ou seja, foi exclusivamente por meio do sangue do Senhor Jesus, derramado na cruz, que a humanidade encontrou perdão.
Sobre o significado do sangue no contexto bíblico, o Bispo Macedo continua em suas anotações: “O pagamento que o pecado exige é a vida do pecador, prova disso é que a morte entrou na humanidade na desobediência de Adão. Ao instituir a Lei, Deus determinou que o sangue do animal sacrificado substituísse o transgressor que deveria morrer. O sangue é o símbolo maior da vida, pois flui por todo o corpo carregando oxigênio e os nutrientes necessários ao organismo. Esses sacrifícios constantes do passado prenunciavam o maior sacrifício feito no mundo: a vida de um Único Homem, o Senhor Jesus, pela vida de todas as pessoas em todos os tempos e em todas as gerações.”
Portanto, o Senhor Jesus não veio ao mundo para julgar ou condenar as pessoas. Mas sim para concedê-las uma chance de arrependimento de seus erros, para que possam habitar com Ele no Reino dos Céus.
Se você deseja aprender mais sobre a mensagem da cruz, participe de um encontro no Templo de Salomão, em São Paulo, ou em uma Universal mais próxima de sua casa (veja o endereço).
Leia também: O que a novela Jesus pode nos ensinar sobre hipocrisia
Novela Jesus
A novela Jesus – que está na reta final – narra em detalhes o período em que Cristo esteve entre a humanidade em forma de homem. A missão era a de Se sacrificar em favor dos que creem nEle.
Acompanhe diariamente as informações do Universal.org sobre a novela e fique por dentro de cada capítulo.