Ela se tornou egoísta depois que começou a trabalhar. O que fazer?

Imagem de capa - Ela se tornou egoísta depois que começou a trabalhar. O que fazer?

Um aluno do programa Escola do Amor Responde conta que é casado há 25 anos e que a esposa se tornou individualista depois que começou a trabalhar. Ele pede ajuda aos professores para que consiga restaurar seu relacionamento.

ALUNO – Sou casado há 25 anos. Nós nos casamos por amor e fomos muito felizes nos primeiros sete anos, enquanto ela não trabalhava. Então, ela passou a trabalhar e pensei que nossa relação fosse melhorar ainda mais, pois teríamos uma renda maior, mas foi um grande engano. Depois disso, comecei a conhecer a pessoa com quem tinha me casado: ela passou a dizer que não dependia mais de mim e que o dinheiro era dela. Ela começou a dar muito valor às coisas que as pessoas de fora conseguiam em termos materiais, ficava me cobrando e fui ficando cada vez mais triste com tudo isso. Hoje ela é uma pessoa materialista, egoísta e não aceita nenhuma das minhas ideias. Ela só pensa em cuidar da beleza, em viajar e em fazer festas. Ela nunca se contenta com o que faço por ela e parece que agora quer levar uma vida de solteira. Por favor, me ajudem.

CRISTIANE – Seu relato traz ainda a questão de que sua esposa quer viajar sozinha, ou seja, ela tem vivido o casamento como se fosse cada um por si. Ela é um produto da nossa sociedade: hoje a maioria das mulheres pensa que o casamento é algo para poder dizer que têm uma família, marido e filhos. Assim, a mulher tem a sua vida, a sua privacidade, os seus sonhos, os seus objetivos pessoais e não considera o marido. Atualmente, as pessoas estão muito individualistas. Muitas mulheres estão perdendo a essência, a feminilidade, a vontade de agradar ao marido e de querer fazê-lo feliz. O marido gostava disso e também queria agradar, proteger e cuidar da esposa.

RENATO – Você não fez nenhuma objeção quando ela saiu para trabalhar e o fato dela ter uma carreira de sucesso e ganhar até mais dinheiro do que você não é o problema. O problema é que ela confunde renda com independência do marido. Isso também pode ocorrer com os homens. O casamento não funciona quando dois individualistas dividem a mesma casa. Você pode olhar ao seu redor: mulheres de sucesso têm dinheiro, as melhores roupas, carro e fazem viagens e o que querem, mas estão sozinhas e não conseguem encontrar ninguém. O máximo que elas conseguem é um caso aqui e outro ali ou um homem casado que queira tirar proveito delas.

CRISTIANE – Elas até vivem um relacionamento, mas ele não dura. Algumas acham que o problema é o dinheiro que ganham e que os homens ficam intimidados com uma mulher que alcançou o sucesso, mas não é nada disso. O problema é o individualismo. Se ela não mudar essa ideia, não será uma boa esposa. Nós não estamos desvalorizando a mulher, mas estamos dizendo que ela pode ter todos os direitos do mundo sem deixar de ser esposa.

RENATO – Sua esposa precisa aprender isso. E sabe como você deveria agir?

CRISTIANE – Você precisa ser um homem mais firme. Você tem que fazer com que ela enxergue o problema. Você pode dizer: “eu aturei isso por 25 anos e não vou mais aturar”. Mostre a ela o que você espera do relacionamento e o que vai fazer a respeito.

imagem do author
Colaborador

Kaline Tascin - Foto: Getty Images