Ele dá mais atenção ao videogame do que à esposa
Durante o programa Escola do Amor Responde, os professores Renato e Cristiane Cardoso aconselharam a aluna Sheila, que sofre com o comportamento imaturo do marido. Ela contou que há brigas constantes entre eles, pois ambos trabalham fora e, ao chegar em casa, ele passa a noite jogando videogame ou em frente à TV e ao celular. Além disso, ele não a procura nem para o relacionamento sexual, o que a retira completamente da vida dele. Cansada de cobrar atenção e uma mudança da parte dele, Sheila pediu ajuda ao casal.
SHEILA – Sou casada há quatro anos e ainda não temos filhos. Desde o início do casamento, eu e meu esposo brigamos muito. Ele sempre foi imaturo e irresponsável. Mesmo com as nossas dificuldades, eu sempre busquei dar o meu melhor e agradá-lo. Sempre cuidei de tudo e para mim é muito importante que ele me ajude em casa, pois nós dois trabalhamos fora e chegamos tarde e cansados. Mas ele chega do trabalho, se senta no sofá, liga a TV, o videogame, o celular e essa tem sido a rotina dele. Todos os dias, praticamente, vou deitar e ele fica até tarde assistindo à TV e jogando. Não conversamos mais. No fim de semana é a mesma coisa. Não temos uma rotina como casal, ele não me procura mais para sexo e, quando procura, é por obrigação. Eu sempre tenho que cobrar atenção, ele não sente falta e é muito frio. Não sei mais o que fazer para que ele amadureça e entenda que preciso dele como marido. Toda responsabilidade da casa recai em mim. Sinceramente, não sei o que fazer.
RENATO – Eu diria que seu casamento reflete, infelizmente, a geração que tem muitas opções e está acostumada a preencher a agenda com tantas coisas que o cônjuge fica sobrando, como você está sobrando na vida dele. Seu marido ainda tem a questão da imaturidade. Não sei se ele é mais jovem do que você, mas, com certeza, está se mostrando imaturo. Além disso, tem os vícios, como o videogame, a TV e o celular, e ele está vivendo como solteiro.
CRISTIANE – A verdade é que antes de se casar você teve acesso a quem ele era e o escolheu mesmo assim. Muitas mulheres pensam que é só casar e o companheiro se tornará um homem sério. Só que o casamento não faz essa transformação. Esse homem que você está falando que é imaturo, irresponsável, um moleque que vive no videogame e assistindo à TV, que não a ajuda em nada e que a faz dormir sozinha é o que você escolheu para se casar. Sei que é difícil ouvir isso, parece que eu não sinto sua dor, mas é para dar um choque de realidade em você, Sheila. E isso serve para as mulheres que só pensam no dia do casamento. Não pense que, depois da festa, de colocar um vestido maravilhoso e de tirar várias fotos, ele vai mudar, pois não vai. Quando você se casou com ele, Sheila, ele já tinha essas manias e você sabe disso. Não estou dizendo que você deva aceitar a situação e viver assim para o resto da vida, mas cobrá-lo não vai mudar nada. Você tem que parar de cobrar. A segunda coisa que você deve fazer é incentivá-lo a mudar. Para isso, faça a sua parte e seja uma mulher responsável. Vocês chegam tarde em casa? Pare de fazer cara feia e faça o que tem que fazer, pois, se você morasse sozinha, teria que fazer. Depois, se sente do lado dele e faça companhia para ele. Se você fizer a sua parte e daqui a algum tempo ele não mudar, você vai poder conversar e dar a ele o seguinte ultimato: “Se você não mudar, não vai dar mais”. Ele vai precisar tomar uma decisão.
RENATO – Primeiro, faça a sua parte, dê o exemplo e pare de cobrar. E, depois que tiver estabelecido um novo histórico, um novo comportamento que ele não possa apontar o dedo para você, terá moral para dizer a ele: “Meu amor, algumas coisas têm que mudar. Não sei se você percebeu, mas tenho procurado mudar como esposa e quero algo melhor para nós e não posso mais tolerar isso, isso e isso da sua parte. Estou dando um aviso. Não estou cobrando você. Estou dizendo a você o que resolvi para mim e espero que também veja essa necessidade. Nós podemos ser muito melhores do que temos sido um para o outro”. Comunique isso a ele e esteja disposta a impor consequências, caso não veja uma mudança.
Acompanhe o Escola do Amor Responde pela Rede Aleluia, de segunda a sexta-feira, às 6h30 e às 11h30, ou pelo site blogs.universal.org/renatocardoso/escola
Saiba mais:
Leia as demais matérias dessa e de outras edições da Folha Universal, clicando aqui. Confira também os seus conteúdos no perfil @folhauniversal no Instagram.
Folha Universal, informações para a vida!