Ele deixou a esposa e cinco filhos para viajar com a amante

Imagem de capa - Ele deixou a esposa e cinco filhos para viajar com a amante

Em busca de uma solução para o seu casamento, a aluna Milena enviou o seu pedido de ajuda ao programa Escola do Amor Responde. Ela contou aos professores Renato e Cristiane Cardoso que o seu marido a abandonou com sua filha e outros quatro enteados para ir atrás de outra mulher. Ele a culpa pela situação, mas afirma que quer voltar para a família. Ela, porém, não acredita nisso e pede oração pela família e para dar um fim a esse sofrimento.

MILENA – Estou passando por uma crise no meu casamento: meu marido me abandonou e está tendo um caso com outra mulher. Ela sabe que ele é meu marido e, mesmo assim, não o deixa. Eu tenho uma filha de três anos e mais quatro enteados que ele deixou comigo para viajar e ficar com ela. Eu gostaria de ajuda e queria saber qual o melhor caminho a seguir, já que ele está voltando e diz que quer a nossa família, mas eu não acredito mais nisso. Minha filha acorda no meio da madrugada para chamar e esperar por ele. Preciso de oração pela minha família, não aguento mais tanta angústia e sofrimento. Ele diz que a culpa de tudo isso é minha porque sempre reclamei muito e ele não aguentou.

RENATO – É fácil para seu marido falar para você que a culpa é sua por ele tê-la deixado com cinco filhos para ir atrás da amante. Mas esse é um caso clássico do que sempre falamos: como é que pode alguém em sã consciência fazer o que esse marido está fazendo?

CRISTIANE – Por mais que você tenha os seus erros, eles não justificam o fato do seu marido largar a mulher e os filhos para ficar com outra. Por mais que existam problemas no casamento, nada justifica essa atitude. E quando não há nada que justifique, há um problema espiritual. Milena, você afirma que precisa de muita oração e tenho certeza que você tem orado dia e noite. Mas muitos que passam por um problema espiritual e reconhecem que precisam da ajuda de Deus pensam que apenas a oração vai resolver a questão, mas não basta só isso. Por mais que a oração seja importante, você precisa usar a Fé.

RENATO – Às vezes, a oração é a forma errada de lidar com um problema. Certa vez, Deus respondeu a Moisés: “Você está clamando em vão, não é hora de orar, mas de agir” (ver Êxodo 14.15). O erro das pessoas é orar na hora que elas têm que agir e agir quando têm que orar.

CRISTIANE – Essa atitude é um tanto cômoda, porque você não faz nada e diz para Deus: “Faça alguma coisa por mim”. Agindo assim, você não usa a Fé nem faz algo para sair desse lugar em que está. Para mudar de situação, você precisa da Fé que tem obras, a Fé não é de palavras ou teorias. Um exemplo de ação de Fé é você escrever o seu problema em um papel e entregar no Altar.

RENATO – Milena, vamos considerar que, mesmo antes de o seu marido ir embora, você não tivesse controle do seu temperamento, das suas atitudes e palavras e, por isso, você acabou piorando a situação. Nesse caso, você escreveria nesse papel: “Deus, me ajuda, eu não tenho tido sabedoria para lidar com meu casamento, está tudo errado e eu não sei corrigir, estou piorando tudo, preciso da Sua ajuda. Além disso, meu marido está enfeitiçado por outra mulher, que sabe que ele é casado, mas quer tirá-lo de mim e da minha família. Tira esse mal que a usa e o deixa atraído por ela”. Isso é um exemplo de como usar a Fé: mais do que fazer uma oração, você deve tomar uma atitude e se posicionar diante do mal que está destruindo a sua família. Você tem que defender sua casa espiritualmente com uma Fé agressiva e combativa, não com uma fé de chororô. A fé de lamentação não resolve nada.

CRISTIANE– A atitude de Fé é entregar, de fato, o seu problema nas mãos de Deus e confiar que Ele não falha. Depois disso, você terá paz e não vai precisar chorar.

RENATO – Milena, participe da Terapia do Amor às quintas-feiras na Universal e faça a sua parte. Você tem que colocar a Fé em ação. Não tem outro jeito.

Acompanhe o Escola do Amor Responde pela Rede Aleluia, de segunda a sexta-feira, às 6h30 e às 11h30, ou pelo site blogs.universal.org/renatocardoso/escola

Saiba mais:

Leia as demais matérias dessa e de outras edições da Folha Universal, clicando aqui. Confira também os seus conteúdos no perfil @folhauniversal no Instagram.

Folha Universal, informações para a vida!

imagem do author
Colaborador

Yasmin Lindo / Foto: fizkes/getty images