Ele lava a moto sem camiseta, mas ela não gosta disso
No programa Escola do Amor Responde, uma aluna compartilhou com os professores Renato e Cristiane Cardoso que o namorado dela sempre lava a moto sem camiseta em frente à casa dele, que é o mesmo local em que a mãe dele trabalha como manicure e atende suas clientes. Ela comentou que sempre diz ao namorado que não gosta desse comportamento dele. Recentemente, ela o chamou para falar de novo do assunto, mas ele disse que não mudaria e que isso era frescura dela. A aluna disse que se sente incomodada com a situação e pediu uma orientação quanto ao que fazer.
Aluna – A mãe do meu namorado é manicure e ele tem uma moto. Ele sempre lava a moto na área da frente da casa, que é o mesmo local em que a mãe dele atende as clientes. Recentemente, eu o encontrei lavando a moto sem camiseta, mas eu sempre disse que não gostaria que ele ficasse sem blusa na frente das clientes porque isso me incomoda. Três clientes estavam lá e, mesmo assim, ele continuou lavando a moto sem camiseta. Depois que ele terminou, eu falei que aquilo me incomodou e que eu não gostaria que ele fizesse isso de novo. Ele respondeu que não ia deixar de lavar a moto sem camiseta e que isso era frescura da minha parte. Essa atitude me chateia e me causa muito incômodo. Gostaria que vocês me dessem uma palavra de sabedoria para saber como contornar essa situação e fazer com que ele respeite e entenda o meu sentimento quando ele faz isso.
Renato – Nós vamos tentar ajudar você. Eu estava pensando: quem sabe ele tem um esquema com a mãe. Pode ser que a mãe o use para atrair clientes, que fazem as unhas e ganham, de quebra, o show do rapaz sem camisa. De repente, é parte do pacote, não é?
Cristiane – Agora eu entendo aqueles homens que também se incomodam com a forma como suas mulheres se vestem. O corpo chama a atenção, não tem como mudar isso. Quanto mais você mostra o corpo, mais vai chamar a atenção.
Renato – Quando uma pessoa sabe que tem um corpo que chama a atenção, ela o usa para isso.
Cristiane – Então, o parceiro ou a parceira pode se incomodar. Acho que entendo o porquê do seu incômodo, aluna. Se o corpo dele não chamasse a atenção, acho que você não se incomodaria. Outro dia eu ouvi uma pessoa contando a seguinte história: “alguém falou que o meu marido está gordo. Então, eu disse: ‘não fale nada para ele. Deixe ele gordo porque assim ele não chama a atenção de ninguém’”. Isso é algo que algumas pessoas costumam pensar, mas nem sempre falam. Muitos homens reclamam com suas esposas ou namoradas sobre saias curtas ou decotes e elas respondem: “é meu corpo, são minhas regras”. A questão, no seu caso, é saber se ele lava a moto sem camiseta de propósito. Se ele gosta da atenção do sexo oposto, isso é algo a se considerar no relacionamento. Entretanto é possível que ele não tenha intenção maliciosa e apenas lave a moto sem se preocupar com isso.
Renato – Mas a pergunta que você deve fazer a si mesma é: por que isso me incomoda tanto?
Cristiane – Talvez você tema que a atitude dele leve à traição, pois as mulheres olham para o seu namorado e você sabe que ele chama atenção.
Renato – Meu conselho é: verifique se ele está usando isso para chamar a atenção de outras mulheres. Se você falar com ele e ele continuar, é um péssimo sinal. Durante o namoro, é importante descobrir quem é a pessoa. Se ele não tiver uma intenção maliciosa, o que parece é que vocês dois estão tentando estabelecer limites. Você quer que ele vista a camisa e ele quer mostrar que não será controlado. Para ele, o fato de você querer controlar algo tão pequeno como isso pode ser um péssimo sinal. Na cabeça dele, pode não haver nenhuma intenção maliciosa, mas você pode estar associando isso a uma atitude intencional.
Cristiane – Pode ser que você esteja preocupada com a atitude de outras mulheres e, por achá-lo ingênuo, queira controlar a situação para compensar isso.
Renato – Mas isso exige equilíbrio e inteligência. Se o seu namorado perceber que isso está se tornando um problema, ele pode pegar uma camiseta e vestir. Agora, se ele parar de lavar a moto sem camisa, talvez a clientela caia e a mãe dele reclame.
Acompanhe o Escola do Amor Responde pela Rede Aleluia, de segunda a sexta-feira, às 6h30 e às 11h30, ou pelo site blogs.universal.org/renatocardoso/escola
Saiba mais:
Leia as demais matérias dessa e de outras edições da Folha Universal, clicando aqui. Folha Universal, informações para a vida!