Ele namora, mas usa o celular para ver outras mulheres
Uma pessoa pode mudar depois de cometer traição? No programa Escola do Amor Responde, uma aluna contou que foi traída há sete anos, depois perdoou o parceiro e voltou a se relacionar com ele. O companheiro, porém, continua a usar o celular para olhar outras mulheres. A aluna explicou que, quando diz para ele que se sente insegura por causa disso, ele fala que o problema está nela. Veja os conselhos dos professores Renato e Cristiane Cardoso.
ALUNA – Sete anos atrás, vivi um relacionamento em que fui trocada por outra mulher. Ele brincou comigo. Depois desse período, eu perdoei a traição e voltei para ele. Ele, porém, continua no celular olhando outras mulheres e me sinto mal com isso. Estamos juntos há quatro meses e ele me diz que o incômodo é coisa da minha cabeça. Quando digo que a atitude dele me deixa insegura, ele alega que o problema está em mim e que, se o relacionamento não está bom, devemos terminar, porque “é só mulher, nada demais”. Como devo agir?
CRISTIANE – Com certeza, você deveria sair desse relacionamento, porque ele não mudou. Se ele tivesse mudado, ele veria que isso faz mal para a relação. Como ele já tem um passado e um histórico ruim, era para ele estar muito feliz de ter mais uma chance com você e nunca mais dar nem sequer um pequeno motivo para que você desconfiasse de novo, mas parece que ele não está nem aí. Ele inclusive coloca a culpa em você e sugere que você está vendo coisas demais. O que você está fazendo com essa pessoa? Ele já provou para você no passado que não quer um compromisso sério.
RENATO – Você o perdoou. Muitas pessoas pensam que perdoar é o suficiente, mas, no caso de erros no relacionamento, é preciso ver se houve mudança na vida de quem foi perdoado. Claramente, no seu caso, a única coisa que mudou foi o tempo: já se passaram sete anos desde que ele a traiu, mas você continua com uma pessoa que é até pior do que antes.
CRISTIANE – As pessoas se esquecem do quanto sofreram em relacionamentos passados e ficam se lembrando só dos momentos bons que tiveram com aquela pessoa. Por isso, muitas pensam que se perdoarem o erro apagarão tudo de ruim. Entretanto é importante lembrar que aquilo que parecia bom estava acontecendo ao mesmo tempo que a traição. O amor não apaga as transgressões de uma pessoa. No seu caso, seu companheiro poderia ter se arrependido e mudado, mas, de acordo com o que ele diz e faz, dá para perceber que nada mudou e que ele age até pior do que antes.
RENATO – Você está com essa pessoa há apenas quatro meses e já descobriu que ele é o mesmo de antes, que ele ainda tem o perfil de traição e que não se satisfaz só com uma mulher. Não tem mágica que ajude você a consertar isso. Você tem que terminar esse relacionamento. Eu creio que o que a mantém nesse relacionamento é a carência e o desejo de que dê certo. Só que seu desejo não vai mudar o que ele precisa mudar, porque ele acha que você está errada em reclamar.
CRISTIANE – Às vezes, a pessoa fica presa a uma idealização e força um relacionamento que não existe, mesmo não tendo nenhuma prova de que o outro vai mudar. Nós temos que idealizar planos pela fé, mas na fé inteligente. Se você vai crer em um relacionamento, ele tem que estar bom e você não pode ter dúvidas de que seguirá melhorando.
Acompanhe o Escola do Amor Responde pela Rede Aleluia, de segunda a sexta-feira, às 6h30 e às 11h30, ou pelo site blogs.universal.org/renatocardoso/escola
Saiba mais:
Leia as demais matérias dessa e de outras edições da Folha Universal, clicando aqui. Folha Universal, informações para a vida!