“Ele prefere resolver logo a situação com o divórcio”
No programa Escola do Amor Responde, uma aluna mineira disse aos professores Renato e Cristiane Cardoso que seu casamento de 14 anos tem sido marcado por traições e mentiras, o que a levou a se tornar muito ciumenta. Apesar dos problemas, ela sempre perdoou o companheiro. Neste ano, o marido dela foi trabalhar no Estado de São Paulo e lá se envolveu com uma pessoa e abandonou a família. Questionado pela aluna, ele afirmou que prefere a liberdade ao casamento, disse que não a ama e que quer o divórcio. A aluna quer uma nova chance para o relacionamento e pediu ajuda ao casal. Ela disse que assiste à Terapia do Amor pelo Univer Vídeo e já leu o livro Casamento Blindado.
ALUNA – Eu sou casada há 14 anos, mas estou com meu esposo há 18. Tenho dois filhos, um de 5 e outro de 10 anos. Meu casamento foi marcado por traições e mentiras por parte do meu marido e eu sempre o perdoei. Neste ano, meu esposo recebeu uma proposta para trabalhar em São Paulo e, quando chegou lá, se envolveu com outra pessoa e abandonou a família. Agora, ele disse que não vai mais voltar para casa, que está sozinho, que descobriu a liberdade e a prefere ao casamento, pois não precisa dar satisfação de sua vida. Para piorar, ele disse que já não me ama mais e que quer o divórcio. Eu admito que sempre fui muito ciumenta, obcecada por ele e o cobrava demais. Nunca confiei nele e ele sempre dizia que eu o sufocava e nunca o deixava refletir sobre o que sentia por mim. Ele disse que me deu várias chances no casamento, mas que eu nunca mudei de atitude e que não vou mudar agora. Ele prefere manter distância e resolver logo a situação com o divórcio. Eu não consigo aceitar isso e quero que meu esposo volte para casa. Quero uma chance de aplicar o que tenho aprendido na Terapia do Amor e no livro Casamento Blindado.
RENATO – Aluna, seu marido, ou ex-marido, é muito bom em acusar você, mas péssimo em reconhecer os próprios erros. Ele está manipulando você e fazendo você se sentir mal pelos erros dele. Não tenho dúvida de que você tem muito a aprender e melhorar, mas não caia na conversa de que a culpa pelo fim do casamento é sua.
CRISTIANE – Você errou em ter dado a ele muitas chances. Perdoar é uma coisa, dar uma chance é outra. Você tem que perdoar, mas continuar o relacionamento é outra história. Você perdoou muitas traições e mentiras ao longo desses anos. Seu erro foi permitir que ele continuasse com esse comportamento e isso obviamente a deixou obcecada, insegura e ciumenta. Seus comportamentos são consequência do que ele fez ao não ter compromisso com você. Ele tirou proveito das chances que você deu a ele, nunca mudou e agora culpa você por ter abandonado a família. O que você tinha que ter feito – e ainda pode fazer – é estabelecer limites. Se ele não mudar as atitudes que a machucaram, você não deve continuar nesse relacionamento. Você aceitou todas as traições porque o amava, mas isso a levou a essa situação. Sei que você ainda o ama, mas precisa entender que esse amor está destruindo você. Ele fez com que você se tornasse uma pessoa que aceita traição.
RENATO – Mesmo que ele não queira voltar, você não vai perder um bom marido, pois ele lhe traz insegurança e dor de cabeça. Sozinha, você terá mais paz do que tinha ao lado dele. Agora, o foco tem que ser em você. Você precisa recuperar sua autoestima e seu senso de valor próprio. Você precisa aprender a se amar e a se respeitar, independentemente dele. Seus filhos também precisam ver essa transformação. Quando você estiver forte, poderá dizer que não o quer mais, a não ser que ele mude drasticamente.
Acompanhe o Escola do Amor Responde pela Rede Aleluia, de segunda a sexta-feira, às 6h30 e às 11h30, ou pelo site blogs.universal.org/renatocardoso/escola
Saiba mais:
Leia as demais matérias dessa e de outras edições da Folha Universal, clicando aqui. Folha Universal, informações para a vida!