Ele quer continuar morando com a mamãe
No programa Escola do Amor Responde, os professores Renato e Cristiane Cardoso responderam à pergunta da aluna Jéssica. Ela contou que mora com o “marido” há três anos na casa da mãe dele. Jéssica disse que eles estão economizando para comprar a casa própria, mas, quando chegam perto do objetivo, ele dá uma desculpa para permanecer na casa da mãe. Ela explicou que eles já viveram a experiência de morar juntos e sozinhos por alguns dias. A aluna perguntou o que ela deve fazer para que o “marido” tome uma atitude e veja que, de fato, ter a casa deles será melhor para o casal.
JÉSSICA – Moro com meu “marido” há três anos na casa da mãe dele, mas não somos oficialmente casados. Estamos economizando para comprar a casa própria, mas, quando estamos quase lá, ele dá uma desculpa para continuar na casa da mãe dele. Já moramos juntos e sozinhos por alguns dias e vi como ele é uma pessoa melhor nessa situação. O que faço para que ele tome uma atitude e veja que isso será melhor para nós?
RENATO – Morar com uma pessoa por alguns dias não significa nada. Dificilmente você conhece uma pessoa a fundo em um curto período de tempo. O grande equívoco está em sua pergunta, Jéssica, pois ele já demonstrou que a situação está cômoda para ele, pois não paga aluguel e não tem as despesas de sustentar um lar ou da compra de uma casa. Ele está morando com a mamãe e tem os cuidados e a segurança que ela proporciona. Além disso, ele tem você como namorada para dar sexo, ser amante e conviver com ele. Você quer atitude da parte dele e eis aqui o que você tem que fazer: saia da casa da mãe dele e volte para a casa da sua mãe. Volte a ser namorada dele, porque ele não a vê como esposa. Veja-o apenas duas ou três vezes por semana, não o contate o tempo todo por telefone e deixe que ele sinta sua falta. Ele precisa providenciar um lugar para vocês morarem. Se ele não fizer isso, você saberá que não tem uma pessoa que realmente a ama. Quando um homem ama, ele assume a mulher e se casa. É melhor você perder três anos agora do que esperar mais dez e continuar na mesma situação.
CRISTIANE – Muitas mulheres têm essa mania de esperar que o homem tome uma atitude. Elas julgam que já fizeram tudo, já reclamaram, fizeram birra e imaginam que essas atitudes solucionarão seus problemas, mas não é assim. Falar, reclamar e brigar não resolve nada. Há uma hora em que você precisa tomar uma atitude radical para mudar a situação. Se você esperar seu “marido” tomar alguma decisão, seguramente você continuará sofrendo.
RENATO – O problema é que a mulher desce ao nível do homem para iniciar um relacionamento casual com ele. Ela vai para a casa dele, eles dormem juntos e depois ela espera que ele tenha alguma atitude. Exigir que o homem suba o nível não é inteligente, porque ela já está dando a ele tudo o que ele quer. As mulheres rebaixam o nível no início e depois exigem que os homens subam o nível e eles jogam na cara delas que nunca prometeram nada.
CRISTIANE – Muitas mulheres dizem que não existem homens de verdade, mas elas se sujeitam a esse tipo de relacionamento o tempo todo. Garotas vão morar com homens, engravidam e não se importam com valorização.
RENATO – Se as mulheres não cedem e não baixam a guarda, não há como os homens terem tudo tão facilmente. Eu não defendo os cafajestes, mas afirmo que o poder de decisão está nas mãos das mulheres. Você quer que ele tome uma atitude, Jéssica? Então deixe de fazer tudo por ele para ver se ele faz algo por você. Se ele gosta de você, ele vai demonstrar.