Eleições 2024: atenção aos prazos
O pleito municipal acontecerá em outubro e o prazo para ficar apto a exercer o direito de votar é 8 de maio. Confira mais informações
As eleições estão chegando. O próximo pleito será em outubro e será para eleger prefeitos, vice-prefeitos e vereadores em todos os municípios brasileiros. Antes de exercer esse direito, porém, os eleitores precisam ficar atentos às datas e aos passos que devem seguir, caso precisem regularizar sua situação eleitoral.
De acordo com dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), nas eleições de 2022, mais de 2,6 milhões de pessoas estavam em situação irregular. É necessário prestar atenção a várias condições para exercer seu direito de cidadão e evitar os transtornos que a irregularidade poderá acarretar em sua vida e até em atividades sociais.
Os jovens que precisam tirar o título ou eleitores que desejam fazer a transferência de domicílio eleitoral ou alterar o local de votação têm até 8 de maio, ou seja, 151 dias antes do pleito, para solicitar esses serviços na Justiça Eleitoral. É importante que todos consultem sua situação eleitoral e, caso existam pendências, a regularização deve ser providenciada no prazo citado acima.
Não seja omisso
Muitas pessoas pensam que seu voto não fará diferença nem mudará o resultado da eleição, o futuro do País ou defendem que não gostam de política. O Bispo Alessandro Paschoall, responsável pelo trabalho desenvolvido pelo Grupo Arimateia, lembra que o voto é como uma procuração que o eleitor dá a alguém para que se torne seu representante na política e faz a seguinte reflexão: “é extremamente necessário cumprir o seu papel de cidadão, afinal, como cobrar de determinado político que ele cumpra o seu papel se você, como eleitor, não cumpriu o seu?”
Ele ainda reforça a importância da participação dos jovens. Como são idealistas e querem mudar o mundo, a melhor forma para que consigam fazer isso é por meio das urnas. “Eles devem aproveitar a primeira oportunidade que tiverem e exercerem esse direito tão fundamental. Afinal, todas as áreas da sua vida são afetadas pela política diretamente”, orienta.
Então, considere sua responsabilidade e a encare. “O seu voto é a sua voz. Tenha consciência que o seu futuro depende das escolhas políticas que você faz agora ou como lida com elas”, conclui o Bispo. Obtenha mais esclarecimentos com as informações nos quadros abaixo.