Em Londres, programa social da Igreja Universal ajuda moradores de rua a enfrentar o inverno
População em situação de rua cresceu 165% no Reino Unido
No dia 25/12, voluntários do Unisocial-EVG – programa social mantido pela Igreja Universal do Reino de Deus – espalharam-se pelas ruas e comunidades de Londres, capital do Reino Unido, para distribuir alimentos quentes, brinquedos, cobertores, luvas e agasalhos para a população que vive em situação de rua.
Desde o início do mês, antes mesmo do início do inverno no hemisfério norte em 22/12, as temperaturas já estavam baixas. No dia de Natal, data em que a população de rua recebeu as doações, a temperatura na cidade chegou a mínima de 2° C e máxima de 8° C.
Recentemente, a Rede Combinada dos Sem-teto e Informação (CHAIN, na sigla em inglês), que coleta números sobre desabrigados em Londres, informou que cerca de 9 mil pessoas dormiram nas ruas da capital britânica entre 2018 e 2019. Por todo o Reino Unido, o governo britânico afirma que a população de rua cresceu 165% nos últimos 8 anos.
As ações alcançaram pessoas de norte a sul da cidade. Na zona Leste, até um shopping center em Stratford virou lugar para os voluntários alcançarem os necessitados. Segundo o responsável pelo programa social, Edward Nunes, muitos moradores de rua circulam pelo local.
“Prêmio do Prefeito”
No final de novembro deste ano (29), voluntários do Unisocial-EVG de Catford, bairro pertencente ao município londrino de Lewisham, receberam a premiação grupo comunidade no “Prêmio do Prefeito”, por sua dedicação e paixão em ajudar os menos privilegiados. Eles foram escolhidos entre os mais de 80 programas sociais que ajudaram a população menos favorecida neste ano.
A ação funciona todos os sábados entre as 11h e as 15h, e alimenta entre 45 e 90 pessoas todos os fins de semana.
O “Prêmio do Prefeito” foi introduzido pela primeira vez em 2017 em reconhecimento a pessoas, projetos comunitários e empresas que oferecem seu tempo livre em Lewisham para torná-lo um lugar melhor.