Em meio à crise e a tantas vozes, a sua sobressai falando com Deus?
A oração não é um mero utensílio religioso. Nos Estados Unidos, imagens de profissionais da área da saúde se rendendo a essa arma da Fé deixam valiosas lições
Dias difíceis têm perturbado a humanidade, que tem estremecido com a incerteza provocada por um vírus, um inimigo invisível. Há quem se proste em meio a todas as possibilidades que a pandemia do novo coronavírus apresenta, assim como há quem se agarre a algo maior, como a Fé. O fato é que toda guerra revela heróis e, nessa batalha árdua contra a doença causada pelo novo coronavírus, os que têm ganhado os noticiários são os profissionais da área da saúde, pois têm dado a vida para salvar quantas puderem.
Alguns, além de mostrar o quanto a profissão merece ser valorizada, também têm mostrado o que fazem em meio ao caos. Imagens de profissionais da saúde unidos em oração foram veiculadas em portais noticiosos, como o norte-americano CBS News.
O que chama a atenção é o local: muitos têm subido aos helipontos de hospitais para interceder em oração por pacientes e familiares. A oração é uma aliada tão necessária quanto o uso de aventais, máscaras e luvas hospitalares. “Quando você tiver alguns minutos extras no trabalho, separe um tempo para orar. Nós oramos por nossa equipe e por todos os funcionários do hospital. Também oramos pelos pacientes e seus familiares durante esse período difícil. Oramos por nossos colegas em todo o mundo. Saibam que vocês estão cobertos de oração”, escreveu Angela Gleaves, enfermeira do hospital Vanderbilt Health, no Tennessee, em sua rede social. Angela ainda afirmou que eles puderam “sentir a presença de Deus no vento” e que foi “bom fazer isso com alguns dos incríveis colegas de trabalho.”
No perfil social da rede médica Jackson Health System também foi possível encontrar imagens dos profissionais de joelhos, orando.
“Assim começamos nossa manhã hoje. Nossa equipe fez uma oração pedindo a Deus orientação e proteção enquanto estamos no trabalho e para manter a nós e a nossas famílias em segurança”, declarou Danny Rodriguez, um dos sêniores da Jackson South Medical Center.
Assim como um soldado não vai à guerra desarmado, os que são da Fé não andam sem a oração, pois ela é uma arma poderosa. Ela concede a força que muitos desconhecem e, nos momentos de incerteza, traz segurança e paz.
Vez ou outra, a Fé e a oração, inclusive, acabam sendo alvo de estudos, como fez a Duke Clinical Research Institute em uma análise randomizada (ou seja, de comparação) com 150 pacientes cardíacos. Eles foram divididos em cinco grupos: um apenas recebeu atendimento cardíaco padrão de alta tecnologia, enquanto cada um dos outros recebeu também alguma terapia, como relaxamento do estresse, terapia por toque e oração intercessora. Ao final, pacientes submetidos a elas tiveram resultados sugestivamente melhores, sendo que os que receberam oração por intercessão apresentaram uma redução de pouco mais de 50% das complicações. Uma prova de que Fé inteligente e ciência podem andar juntas.
Duas crises
O primeiro caso de Covid-19, doença provocada pelo novo coronavírus, foi detectado na China, em de dezembro de 2019. Desde então, somos bombardeados por manchetes que destacam o número de mortos por essa grave enfermidade.
No entanto, dados da universidade americana Johns Hopkins, que em tempo real atualiza as estatísticas da pandemia no mundo todo, revelam que mais de meio milhão das pessoas infectadas pelo novo coronavírus já foram curadas – totalizando mais que o quádruplo do número de mortos. Esse dado foi obtido até o fechamento desta edição e, embora não seja massivamente veiculado, pode ser um norte para que as pessoas não se desesperem.
A verdade é que dificuldades e crises despertam a força gigante que está em cada um quando o assunto é o campo espiritual. E, nesse cenário, cada um se apega àquilo que pode e àquilo que tem. A pandemia jogou luz de canhão nos medos já existentes e revelou que muitos ainda dão ouvidos a vozes externas, em vez de ver o quão importante é ouvir a própria voz falando com Deus em oração.
A maior crise que existe é a espiritual, que acontece de forma lenta e necrosante. Os sintomas, muitas vezes, podem ser imperceptíveis no início, mas o problema não tarda a aparecer. “Se te mostrares fraco no dia da angústia, é que a tua força é pequena.” (Provérbios 24.10).
Os atarracados na Fé, no entanto, podem se agigantar diante do que for, como podemos ver no exemplo deixado por Ana que, em oração, se ajoelhou fraca, mas se levantou intrépida em sua Fé. “Ela, pois, com amargura de alma, orou ao Senhor, e chorou abundantemente (…).
E sucedeu que, perseverando ela em orar perante o Senhor, Eli observou a sua boca. Porquanto Ana no seu coração falava; só se moviam os seus lábios, porém não se ouvia a sua voz; pelo que Eli a teve por embriagada. (…) Porém Ana respondeu: (…) tenho derramado a minha alma perante o Senhor. (…) Assim a mulher foi o seu caminho, e comeu, e o seu semblante já não era triste.” (1 Samuel 1.10-18).