Em Reis, Berseba ensina a Mizpá o segredo para salvar seu casamento
Confira a cena que foi ao ar recentemente e aprenda você também
Em “Reis – O pecado”, o casal Joabe e Mizpá vive um casamento conturbado, recheado de brigas e traições.
Joabe é o grande comandante do exército de Israel, cargo que sempre desejou e fez de tudo para alcançar. Sua única preocupação é manter sua reputação no exército. Já o papel de marido nunca fez questão de exercer, especialmente, tratando-se de fidelidade conjugal.
Atualize-se rapidamente:
Durante a entrada da Arca da Aliança em Jerusalém, enquanto todo o povo de Israel e todos os soldados haviam se santificado para glorificar a Deus, Joabe nem sequer compareceu, porque estava no leito de uma prostituta.
Mizpá também não compareceu porque preferiu ficar em casa chorando por causa do marido que havia saído na noite anterior e até aquele instante não havia aparecido.
Mas ela tinha esperança de que o marido estivesse com os outros soldados presenciando a entrada da Arca, mas não estava.
Ela soube por meio das irmãs, Berseba e Betânia, que preocupadas com a ausência da irmã na entrada da Arca, foram vê-la.
Só Deus pode mudar o seu casamento:
Mizpá, então, com lágrimas nos olhos, desabafa: “eu não sei mais o que fazer para sair dessa situação”.
“A única coisa que você pode fazer, minha irmã, é se voltar para Deus, só ele pode mudar o seu casamento (…)Pare de ficar esperando do Joabe a alegria que só Deus pode te dar”, aconselhou Berseba.
Confira a cena:
A força e a sabedoria do Alto:
Assim como Mizpá, muitas pessoas tentam superar os problemas no casamento com a força do braço, em vez de buscarem forças e sabedoria em Deus, que é o Autor do casamento. E, agindo assim, a única coisa que conseguem é mais frustração e mais sofrimento.
No caso de Joabe e Mizpá, desde o início, o relacionamento já dava sinais de que não daria certo, pois ele nunca a valorizou como mulher, sempre fez questão de deixar claro que não queria se casar, tanto é que já a traía no período de namoro, só se casou porque Davi o pressionou a fazê-lo.
Má escolha:
Mizpá, por sua vez, preferiu fechar os olhos para o óbvio e dar ouvidos à voz do coração e hoje está colhendo o fruto de sua escolha.
O Bispo Renato Cardoso destaca que o divórcio tem se tornado o destino de muitos casamentos, por várias razões. “Às vezes, por uma má escolha ou um sinal ignorado ainda no período do namoro, outras, pela indiferença ou indisposição para lutar pelo seu relacionamento.”
A solução:
Mas, para ele, “é possível, sim, salvar um casamento em crise se houver a disposição para lutar por ele. Porém, aqueles que lutam com as próprias armas ou pela sua própria força, dificilmente chegam ao resultado esperado. Por isso, é preciso buscar nAquele que de fato tem uma solução, o Autor do Amor”, diz.
Testemunho Sidnei e Tamiris:
A história de Sidnei e Tamiris é uma prova de que realmente é possível salvar o casamento quando o casal decide recorrer ao Autor do Amor. Confira:
Terapia do Amor:
Se você está enfrentando problemas no seu casamento, faça como eles, participe da Terapia do Amor que acontece todas as quintas-feiras, às 7h, 10h, 12h e 15h na Catedral do Brás, na Avenida Celso Garcia, 499. E às 20h, especialmente, no Templo de Salomão, localizado no número 605 dessa mesma avenida.