Em Tóquio e Inglaterra, iniciativas alcançam mais de 1,1 mil pessoas
No mesmo dia 18/11 e com o frio aumentando nos dois países, programas sociais ofereceram refeições e serviços como corte de cabelo
No último sábado, 18/11, os moradores de rua do Japão e a população carente de Wood Green, em Londres, na Inglaterra, puderam contar com o trabalho voluntário dos programas sociais da Igreja Universal do Reino de Deus. Em 25 cidades japonesas, a Unisocial beneficiou mais de mil moradores de rua e desabrigados. E no distrito britânico de Wood Green, houve mais um evento Liberty Local: com foco nos mais vulneráveis, a ação acolheu 149 pessoas.
À medida que o inverno se aproxima — e o frio aumenta — nos dois países, as condições ficam ainda mais difíceis para aqueles que estão desabrigados. No Japão, as cidades de Chiba, Fuji e Nagoya, além de Tóquio, foram contempladas pela ação social, por exemplo. Houve a distribuição de cerca de mil refeições e o fornecimento de serviços gratuitos como manicure e corte de cabelo.
Do outro lado do mundo
Fabio Ribeiro, responsável pela iniciativa no país asiático, fala sobre a importância desse trabalho: “Embora o Japão seja um país de oportunidades, há aqueles que, por motivos familiares, perdas financeiras ou vícios, começam a viver nas ruas. E passam fome e frio”. Ele também revela que este projeto se diferencia de outros geralmente levados adiante: “Não damos apenas um prato de comida, mas cuidamos interiormente de cada pessoa”, afirma Fabio.
A voluntária da Unisocial no Japão, Teresa Toyonaga, vê a oportunidade de participar da ação social um privilégio: “Para mim, fazer parte deste trabalho é muito gratificante. Especialmente, ouvir o relato das pessoas que começam a perceber sua própria mudança”, reflete ela, que foi uma das 273 voluntárias espalhadas por 25 cidades nipônicas.
Na Terra do Rei
Na Inglaterra, a Liberty Local realizada no mesmo dia 18/11, em Wood Green, foi mais uma edição do evento, que já aconteceu em Croydon, Plaistow e Catford, entre outros locais. Em Wood Green, o público contou com o banco alimentar, que forneceu, gratuitamente, alimentos de todos os tipos, incluindo: frescos, não perecíveis, vegetais, frutas, laticínios, cereais e enlatados.
O responsável pela ação social em Londres, David Nzuruba, explica em detalhes o que mais foi oferecido à comunidade: “Serviços gratuitos de manicure, pedicure, aconselhamento nutricional e teste de pressão arterial”. David também relata que houve performances de canto e dança e área de recreação para as crianças. Além do auxílio oferecido por meio da iniciativa, ele destaca seu objetivo principal: “Mostrar à comunidade que ela pode contar conosco. Este evento sublinha nosso compromisso de ser um refúgio para quem precisa”.
Derick Zimba foi um dos 60 voluntários envolvidos na Liberty Local de Wood Green. Ele mesmo já esteve do outro lado e informa conhecer o impacto que esta ajuda teve — não só em sua vida, mas na vida de outras pessoas. “Por isso, quero ajudar. E dar aos outros a oportunidade de receber auxílio e orientação dos programas. Um grande bem”, conclui.
Beneficiado pela ação, Anthony Michael revela como foi participar: “Vim com minha família e achei muito lindo. Impacta muito a comunidade. Mostra que há quem se importa e que os mais necessitados têm para onde ir”, observa.