Embate contra Golias, perseguição de Saul e unção como rei de Judá: relembre a trajetória de Davi
Israelita passou por diversas provações e se fortaleceu em Deus ao longo da trama de Reis
A emocionante trajetória de Davi (Gabriel Vivan/Cirillo Luna) começou a ser retratada na superprodução Reis a partir da quarta temporada. Escolhido por Deus para reinar em Israel depois de Saul (Carlo Porto), Davi passou por diversos momentos de provação desde a juventude. Solitário e rejeitado pelos irmãos, o israelita criou um relacionamento profundo com Deus. Depois de matar o gigante filisteu Golias, ele se tornou um grande guerreiro do exército de Israel e precisou lidar com a dura perseguição de Saul, que não aceitava perder o reino.
A seguir, relembre os principais momentos da trajetória dele:
Davi salva as ovelhas e enfrenta animais
- Na juventude, Davi era pastor das ovelhas do pai, Jessé (Edson Fieschi), e sofria com a rejeição dos irmãos. Para defender o rebanho, o harpista instintivamente colocou a sua vida em risco e chegou a enfrentar uma águia, um leão e um urso. Os confrontos com os animais renderam ao jovem cicatrizes e cortes pelo corpo, mas ele nunca temeu enfrentá-los.
Primeira unção de Davi
- O Senhor rejeitou Saul (Carlo Porto) como rei de Israel e escolheu Davi como sucessor dele. Enviado por Ele, Samuel (Roberto Birindelli) foi até a casa de Jessé, em Belém, e ungiu o jovem na frente de sua família. Desde aquele dia, o Espírito de Deus entrou no pastor de ovelhas.
Davi x Golias
- Davi se deparou com o gigante Golias (Alexandre Tigano) ao levar mantimentos para os irmãos, que estavam em combate contra os filisteus. O israelita se revoltou ao ouvir o gigante afrontar o exército do Deus vivo e resolveu enfrentá-lo. Para a surpresa dos soldados, o jovem derrotou o guerreiro com uma funda e uma pedra. Em seguida, ele cortou a cabeça do homem e garantiu a vitória a Israel.
Destaque como guerreiro
- Davi cresceu, se tornou soldado do exército israelita e foi aclamado pelo povo. Saul passou a enxergá-lo como uma ameaça ao seu reinado. Assim, o rei o nomeou capitão e o enviou em missões perigosas, a fim de provocar a morte dele, mas o escolhido de Deus vencia todas as batalhas.
Casamento com Mical
- Saul ofereceu a mão de Mical como recompensa a Davi por mais uma vitória. O rei dispensou o pagamento do dote, mas exigiu 100 prepúcios de filisteus. Ele não esperava que o israelita concluísse a missão e, além de tudo, ainda trouxesse o dobro do que foi solicitado. Saul cumpriu sua palavra, mas, no casamento, descobriu que Davi recebeu a visita do profeta Samuel e se descontrolou.
Vale da Sombra da Morte
- Depois da notícia da visita de Samuel, o rei decidiu perseguir o filho de Jessé, que precisou fugir. No Vale da Sombra da Morte, o escolhido de Deus conseguiu escapar do comandante Abner (Dudu Pelizzari) e seus soldados graças à ajuda do irmão, Eliabe (Alex Morenno), que o deixou escapar.
Refúgio em Adulão
- Davi escolheu as grutas de Adulão para se abrigar durante a perseguição de Saul. O que ele não contava era que 400 pessoas fossem segui-lo até as cavernas. Com seus seguidores, o guerreiro conseguiu recuperar a cidade de Queila do comando dos filisteus e devolvê-la aos israelitas.
Reencontro com Ainoã
- Em Adulão, Davi também reencontrou Ainoã (Jéssica Juttel), seu amor da juventude. A israelita se mostrou resistente a ele porque tinha presenciado o casamento do guerreiro com Mical no passado. Mas o belemita conseguiu reconquistá-la, e Asher (Igor Cotrim) celebrou o casamento em Zife.
Encontro com Saul
- Nas buscas pelo inimigo, Saul precisou entrar em uma caverna em Ein Gedi para se aliviar. No entanto, Davi e seus homens estavam escondidos justamente no local. Mesmo tendo a oportunidade de matar o rei, o belemita contrariou o conselho dos soldados e poupou a vida dele. Mas aproveitou para cortar um pedaço do manto do rei e provar a chance que teve. Ao sair da caverna, Davi mostrou o tecido ao monarca. Saul, então, desistiu de atacar o escolhido do Senhor e afirmou ter certeza de que ele seria o próximo rei de Israel.
Casamento com Abigail
- Davi e seus seguidores foram até a região de Carmelo para pedir ajuda a Nabal (Vinícius Redd) durante a perseguição de Saul. A negativa do homem causou a fúria do belemita, que ordenaria a morte dele e de seus homens. Mas, graças à sabedoria de Abigail (Maiara Walsh), esposa de Nabal, o futuro rei desistiu de cometer um pecado. Ele ficou profundamente admirado pela sabedoria da filha de Asher e, com a morte do marido dela, decidiu tomá-la como esposa para não deixá-la desamparada.
Ida para a Filístia
- Até que Davi recebeu uma oferta inesperada do rei Áquis (Augusto Garcia): se refugiar na Filístia. Sem opções, o belemita acabou aceitando. Em troca do abrigo, o líder filisteu exigiu que o escolhido por Deus acabasse com Israel. O guerreiro enganou o soberano e passou a atacar terras estrangeiras. Depois de um tempo, a pedido de Davi, Áquis ainda cedeu a cidade de Ziclague para ele e seus seguidores. Lá, o povo foi atacado pelos amalequitas, que sequestraram as esposas dos guerreiros, mas os israelitas conseguiram resgatá-las.
Unção como rei de Judá
- Davi soube da morte de Saul na batalha contra os filisteus e sofreu muito pelo rei e seu filho, Jônatas (Miguel Coelho). Após consultar Deus, ele foi instruído a ir para Hebrom, onde Abiatar cumpriu a vontade do Senhor e o ungiu rei de Judá. Já em Jabes-Gileade, Abner (Dudu Pelizzari) coroou Isbosete (João Villa), filho de Saul.
O que será que vem por aí? A sexta temporada de Reis, intitulada A Conquista, chega à tela da Record TV em 2023. Não perca! E, para rever a trajetória de Davi até aqui, é só acessar PlayPlus.com