Empréstimos e crédito fácil: a escravidão moderna

Muitos chefes de família recorrem a soluções fáceis para garantir o conforto e o sustento do seu lar, mas isso pode desestabilizar a família inteira. Entenda por quê

Imagem de capa - Empréstimos e crédito fácil: a escravidão moderna

Prover é papel do chefe de família, mas muitos homens, na tentativa de oferecer o devido conforto aos seus familiares, em razão da falta de disciplina financeira, recorrem às ofertas controversas de empréstimos e aos financiamentos. A princípio, essas soluções parecem as mais fáceis para os momentos de sufoco, no entanto, são armadilhas destruidoras.

A Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor (Peic), divulgada em março deste ano, indica que 76% dos homens brasileiros estão com o “nome sujo” e sem “crédito na praça”, condições que os desestabilizam e, inevitavelmente, desestruturam os lares que deveriam liderar.

Prisão disfarçada

As Sagradas Escrituras falam dos riscos desse tipo de negócio em Provérbios 22:7: “O rico domina sobre os pobres e o que toma emprestado é servo do que empresta”.

Podemos, então, entender a atitude de pedir empréstimo temporariamente como uma forma de prisão. Isso porque o destino dos homens que transferem sua independência financeira para os empréstimos não é outro senão a sujeição ao ciclo sem fim dos juros altos e oscilantes. E o que outrora parecia ser uma porta de saída para as dívidas torna-se algo contínuo e, muitas vezes, sem retorno.

Seja sábio!

Evitar empréstimos e o endividamento é, sim, possível, mas exige equilíbrio e autodomínio. O homem incapaz de ter controle sobre seus próprios impulsos permanece cedendo ao consumo excessivo ou ao crédito fácil e, no fim, suas escolhas precipitadas e ações impensadas o levam à destruição. A Bíblia aconselha, em Provérbios 25:28: “Como a cidade derrubada, sem muro, assim é o homem que não pode conter o seu espírito” .

É fato que desafios financeiros são inevitáveis para a grande maioria dos homens, mas a obediência às orientações do Espírito Santo guia o cabeça da família para que haja prosperidade em todas as áreas da sua vida, inclusive na financeira. Em Deuteronômio 28:12 lemos a seguinte promessa: “O Senhor te abrirá o seu bom tesouro, o céu, para dar chuva à tua terra no seu tempo, e para abençoar toda a obra das tuas mãos; e emprestarás a muitas nações, porém tu não tomarás emprestado”.

A sabedoria divina precede a prosperidade

Se você quer ver essa promessa se cumprir em sua vida, participe das reuniões Prosperidade com Deus, que ocorrem às segundas-feiras, na Universal mais próxima de você, e saiba como adquirir a sabedoria que o levará à abundância e à estabilidade familiar.

Intellimen

Quer ser um homem melhor? Acesse o site intellimen.com ou, no Instagram, @intellimen e saiba mais informações sobre as palestras.

Saiba mais:

Leia as demais matérias dessa e de outras edições da Folha Universal, clicando aqui. Confira também os seus conteúdos no perfil @folhauniversal no Instagram.

Folha Universal, informações para a vida!

imagem do author
Colaborador

Redação / Foto: ArtistGNDphotography/getty images