Encontrados manuscritos bíblicos de mais de 2 mil anos

Material foi achado durante escavações no deserto da Judeia, sul de Israel

Imagem de capa - Encontrados manuscritos bíblicos de mais de 2 mil anos

Escavadores encontraram fragmentos de um pergaminho bíblico no deserto da Judeia, localizado no sul de Israel. A descoberta é uma das mais importantes desde os Manuscritos do Mar Morto. O achado aconteceu durante uma operação arqueológica, a fim de evitar o saque por contrabandistas de tesouros arqueológicos.

Os escritos estão em grego e ajudaram a reconstruir passagens dos livros de Zacarias e Naum, do Antigo Testamento. Além disso, os cientistas desenterraram objetos que remontam à revolta judaica de Bar Kokhba contra os romanos (132-136 DC); um esqueleto de criança mumificado de 6.000 anos de antiguidade envolto em tecido; e uma cesta de 10.500 anos, provavelmente a mais antiga do mundo, acredita a Autoridade de Antiguidades de Israel (AAI). As informações são da AFP.

Mensagem clara: arrependimento

Estes dois livros do Antigo Testamento tem uma semelhança na temática: a necessidade de se arrepender e se afastar do pecado. O profeta Zacarias dirigiu a mensagem ao povo de Israel, que tinha práticas religiosas, mas não a fé verdadeira.

“Orações, jejuns, e a observação das tradições religiosas não eram tão importantes quanto viver afastado do pecado e da injustiça. Israel tinha consciência das Leis e dos Mandamentos, porém, os rejeitava. Desprezar a prática da Palavra de Deus significa desprezar o Próprio Deus”, explica o Bispo Edir Macedo em sua Bíblia com anotações de fé.

Já a mensagem de Deus por intermédio do profeta Naum foi dirigida à cidade de Nínive (que cerca de 100 anos antes havia sido visitada pelo profeta Jonas). Apesar de ter se arrependido, ela voltou a cometer os mesmos pecados de outrora, como mentiras, corrupção, orgulho e tramas ardilosas.

“A cidade e o reino seriam arrasados. Isso mostra que ao mesmo tempo em que podemos contar com o perdão de Deus, não podemos brincar com a Sua Palavra, pois Ele jamais brinca com o homem”, reflete o Bispo Edir Macedo.

Da mesma forma, analise sua vida por meio destes livros Bíblicos e medite também nas reflexões do Bispo Macedo em sua Bíblia comentada.

Igualmente, assista também ao documentário “Bíblia em foco – Segredos da Bíblia” para ver mais descobertas arqueológicas sobre o livro mais antigo do mundo. Disponível no Univer Vídeo.

imagem do author
Colaborador

Rafaella Rizzo / Foto: Getty Images