Série “Enfermos na Alma” – Episódio: Glutonaria
Entenda por que comer em excesso é um problema espiritual
Comer é um dos grandes prazeres da vida, mas fazer isso em excesso além de causar danos físicos, demonstra problemas espirituais que desagradam a Deus.
A gula e o ato de comer exageradamente já era visto na época dos romanos, que viviam em glutonaria, se fartavam até passar mal e depois vomitavam tudo para conseguir continuar comendo.
Nos dias atuais, diversos transtornos alimentares estão relacionados à gula e essa compulsão necessita de tratamentos psicológicos. Porém, isso vai além do físico e possui origem na alma.
A colunista Núbia Siqueira explica que a raiz deste pecado está na insatisfação e na insensibilidade de querer mais quando não há necessidade. “Além disso, a fome emocional tem sido a causa de muitos excessos na alimentação. E todo excesso acaba por custar caro no futuro”, refletiu ela.
Daí acarretam ainda mais problemas, inclusive na saúde do corpo, como obesidade e diabetes. Núbia continuou esclarecendo que apesar desse assunto ser pouco abordado, a glutonaria é um pecado como qualquer outro. “Não é agradável tratar desse assunto, por isso, quase nunca se ouve falar da gula. Porém, este é um pecado que precisa de arrependimento, tanto quanto a mentira, a inveja ou o roubo”, orientou.
Por fim, não é errado sentir prazer em comer, o erro está no exagero. Pois, até mesmo na Bíblia, Deus destaca a alegria de ver os Seus Filhos desfrutando do melhor desta terra. Veja o que diz a Sua Palavra:
“Não há nada melhor para o homem do que comer e beber, e fazer com que sua alma goze do bem do seu trabalho. Também vi que isto vem da mão de Deus.” Eclesiastes 2.24
Assim, encontrar o equilíbrio entre o prazer em comer e não cometer excessos é indispensável. Entenda mais sobre o tema, no episódio Enfermos na Alma desta semana:
Assista também os episódios anteriores: