‘Enfrentando o Frio’ ampara população de rua na Itália
Janeiro e fevereiro são os meses com temperaturas mais baixas no país
No dia 26 de janeiro, por meio da ação “Enfrentando o Frio”, voluntários do programa social Anjos da Madrugada saíram às ruas de Roma – capital da Itália – para prestar assistência a pessoas em situação de rua, em meio a época de baixas temperaturas enfrentadas no país.
“O frio é intenso e a temperatura chega a 0°. A cada ano aumenta o número de mortes de moradores de rua por hipotermia na Itália. Por meio do trabalho do Anjos da Madrugada temos levado um pouco de conforto e alimentação a essas pessoas que se encontram nessa situação”, explica o responsável pelo programa social, Douglas Souza.
O inverno no país europeu começa em dezembro e termina em março, sendo que os meses mais frios em Roma são janeiro e fevereiro.
Nos dias que antecederam o “Enfrentando o Frio”, voluntários se mobilizaram para arrecadar e organizar os donativos. Com isso, esta ação beneficiou cerca de 50 pessoas em situação de rua com a distribuição de refeições, cobertas e agasalhos.
Para o voluntário Adalto Carleti, quem não vive ou nunca viveu dificuldades como essa [morar na rua] pode não atentar para o sofrimento dessas pessoas. “Se nos colocarmos no lugar deles podemos ter uma pequena noção do que vivem: o frio, a insegurança, a falta de conforto de um lar, não saber onde ou como encontrará abrigo ou alimento. Tudo isso faz com que a pessoa se sinta verdadeiramente em um fundo de poço”.
“É um privilégio e uma experiência única poder acudir aqueles que se encontram em um estado tão crítico quanto o de morar na rua.
Criado pela Igreja Universal do Reino de Deus, o Anjos da Madrugada desenvolveu ações sociais que assistiram 61.083 pessoas em situação de rua no Exterior em 2022.