“Enquanto há vida, nunca é tarde para buscar os nossos sonhos”
A frase é de Orlando Graciano, um auxiliar de limpeza de 59 anos que fez a prova do Enem com as duas filhas. Saiba mais
A frase é de Orlando Graciano, um auxiliar de limpeza de 59 anos que fez a prova do Enem com as duas filhas. Saiba mais
Mas a história de um dos participantes chamou atenção do Brasil: em São José dos Campos, interior de São Paulo, o auxiliar de limpeza Orlando Graciano (foto acima), de 59 anos, fez o teste junto com as duas filhas, de 21 e 22 anos.
Ele teve de largar os estudos aos 11 anos para trabalhar e ajudar a sustentar a família. Mas, ao se aposentar, voltou a estudar, cursou o ensino médio e, após o Enem, planeja iniciar na faculdade de gestão pública. “Estou fazendo o Enem para eliminar algumas matérias do ensino médio e também para quem sabe já iniciar a faculdade em 2017. Tive que deixar a escola muito cedo, e eu percebi quanta oportunidade de emprego perdi por não ter levado o estudo adiante. Enquanto há vida, nunca é tarde para buscar os nossos sonhos”, disse ele.
Uma das filhas o fotografou em frente ao local da prova e contou a sua história na internet. Até o fechamento desse texto, a postagem já contava com mais 40 mil curtidas e cerca de 8 mil compartilhamentos.
O que você está esperando?
Todo mundo tem pelo menos um sonho na vida. Pode ser algo grandioso, como se casar, fazer uma faculdade, abrir a própria empresa, ou pequeno como aprender a tocar um instrumento. Seja o que for, todos têm algo a realizar, mas, pelo medo, preguiça ou por não se sentir capaz, acabam acumulando cada objetivo na gaveta.
Não cansam de sonhar, mas infelizmente também não cansam de dizer: “Estou muito velho para isso”; “Não tenho dinheiro/estudo suficiente”; “Sou mãe solteira, quem vai me querer?”; entre outras coisas. Por isso e por não terem atitude, o tempo passa e nada acontece.
“É isso que falta nas pessoas: pensar diferente. Fé elas têm. Força elas têm. Valentia elas têm. Só precisam crer nisso, ver isso em si mesmas. E para essa ideia mudar, elas precisam agir como se já fossem grandes, fortes e valentes”, orienta o escritor e palestrante Renato Cardoso.
A verdade é que você sempre será fruto dos seus pensamentos. Enquanto se enxergar feio, fraco, incapaz, pequeno, não conseguirá tornar os seus sonhos em realidade. Mas se, ao contrário, você mudar a visão que tem de si mesmo, acreditar em seu potencial, nada poderá lhe parar. “São escolhas que você faz dentro de você, na sua mente, e refletem nas suas atitudes. A sua maneira de pensar sobre você mesmo é a única coisa que lhe separa do seu sonho”, conclui Renato.
Às segundas-feiras, acontece em toda a Universal o Congresso para o Sucesso, reunião voltada para os que querem a direção de Deus para mudar a vida financeira, profissional e pessoal. Clique aqui para procurar o endereço do templo mais próximo da sua casa e participe.
Gostou da matéria? Compartilhe nas redes sociais.