Entenda o que está por trás da atitude do professor que constrangeu aluno durante palestra em SP

O caso aconteceu na capital paulista e viralizou na internet

Imagem de capa - Entenda o que está por trás da atitude do professor que constrangeu aluno durante palestra em SP

Nos últimos dias, viralizou nas redes sociais um vídeo onde um professor constrange um estudante por defender o agronegócio brasileiro. O caso aconteceu na capital paulista e causou discórdia na internet.

Entenda o caso:

Durante uma palestra estudantil, o jovem Vittorio Furlan Vieira, de 18 anos, rebateu as palavras ditas pela palestrante indígena Sônia Guajajara, que criticava o agronegócio. Em seguida, o professor Messias Bastos repreendeu o aluno de forma incisiva e constrangedora. 

“Não tenho opinião, sou especialista por Harvard. Isso é ciência. No dia em que você quiser discutir conosco, traga seu diploma e sua opinião, fundamentada em ciência. Aí você discute com um especialista em Harvard, com um doutor em antropologia no Museu Nacional”, disse o professor.

A atitude dele foi condenada pela escola e até a Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) se posicionou sobre o caso, ao publicar uma nota de repúdio.

O que analisar:

Além de o professor estar correndo o risco de demissão, devido à repercussão e reclamação dos pais, a sua conduta poderá ser investigada. Visto que viola o artigo 232 do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) por “submeter criança ou adolescente sob sua autoridade, guarda ou vigilância a vexame ou constrangimento”. A pena para essa violação pode chegar de seis meses a dois anos de prisão.

Nas entrelinhas:

Sendo notório o comportamento prepotente do professor, é necessário entender as consequências que a arrogância pode trazer para qualquer indivíduo. Assim, como descreve a Palavra de Deus:

  • “A soberba precede a ruína, e a altivez do espírito precede a queda.” Provérbios 16.18
  • “A soberba do homem o abaterá, mas a honra sustentará o humilde de espírito.” Provérbios 29.23

Desta forma, não existe resultado bom quando se colhe os frutos do orgulho e da soberba. “O orgulho sufoca, destrói e, eventualmente, mata, pois dele nascem outros males como a inveja, as discussões, as divisões e a mágoa. Sentimentos que começam por contaminar o espírito e que, gradualmente, alastram para a alma e o corpo…”, destacou o Bispo Júlio Freitas.

Leia também:

Você é humilde ou orgulhoso?

O que você já perdeu por causa do orgulho?

Orgulho: Saiba por que ele é um atraso de vida

imagem do author
Colaborador

Redação / Foto: iStock