Entre a dor da perda e a Fé
Na novela A Terra Prometida, Sama e Boã enfrentam a dificuldade de gerar filhos. Conheça a história desses personagens e saiba qual é a relação deles com a narrativa bíblica de Sara e Abraão
Na novela A Terra Prometida, da Rede Record, Sama enfrenta um dilema comum a muitas mulheres: a dificuldade de ser mãe. Entre planos frustrados e a dor da perda, a hebreia usa a fé para renovar suas forças e continuar acreditando em seu sonho.
Em entrevista exclusiva à Folha Universal, a atriz Andrea Avancini, (terceira da esquerda à direita) que interpreta a personagem, destaca o desafio de dar vida a esse drama. “O papel é muito importante porque carrego a responsabilidade de passar a fé e a esperança dessa mulher para quem está assistindo à novela. Apesar da dor, Sama ainda pode vir a ter um filho”, afirma. “Sama é uma mulher de total fé, ela crê profundamente, mesmo com as perdas. Ela sofre e se reaproxima de Deus”, completa.
Andrea conta que fez pesquisas para conseguir transmitir o sofrimento da personagem com mais veracidade. “Fiz muitos estudos para poder vivenciar essa dor profunda. É difícil de fazer, é muito dolorido. Vi depoimentos de mães que perderam filhos, assisti a filmes sobre perdas e fiz um trabalho de preparação de elenco. Percebi a necessidade de estudar muito ea de me entregar para poder cumprir essa missão”, detalha.
Relação com Deus
Além de se basear em pesquisas e no texto da novela, Andrea explica que usa a própria fé como motivação para compor a personagem. A atriz revela que a fé faz parte de seu cotidiano. “Nós não vivemos sem Deus. A primeira coisa que faço antes de entrar no estúdio de gravação é orar. É isso que me leva para a frente, ilumina meus caminhos, me protege, me dá esperança e me mantém viva. Essa é a minha relação com Deus”, diz.
Ela ainda relata que a inspiração bíblica da novela A Terra Prometida contagia a equipe. “É maravilhoso trabalhar nesse produto. Eu já tinha fé, mas passei a ter mais ainda. E vejo dentro do elenco várias pessoas que são transformadas por testemunhar essa fé”, acredita.
Companheirismo
Em julho, a Rede Record levou ao ar cenas que mostraram o desespero de Sama após constatar que seu bebê havia nascido morto. As imagens indicaram que a personagem contou com outro pilar para superar a morte da criança: o marido, Boã. Andrea fala da importância do marido na vida de Sama. “É o marido que dá todo suporte de que ela precisa para transformar essa situação. Esse apoio é fundamental, principalmente naquela época em que ter um filho era a coisa mais importante que uma mulher poderia dar ao marido”, avalia.
O ator Tatsu Carvalho, (foto ao lado) que interpreta Boã, também destaca as virtudes de seu personagem. “Boã é muito humano, muito parceiro da esposa. Ele acredita que, quando os hebreus chegarem à terra prometida, as coisas vão melhorar para o casal. Ele tem muita fé e acredita que vai conseguir ter um filho”, conta.
Além do drama de não conseguir gerar um herdeiro, Boã ainda vive os dilemas da guerra para chegar a Canaã. “Boã é um líder tribal, um homem de caráter, honesto e muito fiel. Ele enfrenta toda a tensão da guerra e tem uma fidelidade muito grande a Josué (Sidney Sampaio)”, relata.
Segunda esposa
Após várias tentativas frustradas de gerar um herdeiro, Sama e Boã vão enfrentar outro impasse: a possibilidade de uma segunda esposa para o líder tribal. Tatsu Carvalho adianta o que está por vir na novela. “A trama vai ficando mais interessante porque a Ruth (Louise Marrie), que é a melhor amiga de Sama, está perto do casal e pode ter filhos. Boã não quer ter um filho com outra mulher, mas existe a necessidade da descendência e a lei permite o segundo casamento”, diz, sem revelar muitos detalhes.
Sara e Abraão
A trama de Sama e Boã foi criada especialmente para a novela da Rede Record, mas remete à história de Sara e Abraão descrita na Bíblia. Segundo a narrativa, Sara era uma mulher bonita, mas sofria com a impossibilidade de engravidar “Ora Sarai, mulher de Abrão, não lhe dava filhos” (Gênesis 16.1).
Naquela época, mulheres inférteis eram rejeitadas pela sociedade. Ao ver que o desejo de ser mãe não era concretizado, Sara decidiu agir. Em vez de esperar em Deus, ela convenceu o marido a ter um filho com a serva Agar. Sara colheu os frutos de sua imprudência, conforme relatado em Gênesis 16.4: “E ele possuiu a Agar, e ela concebeu; e vendo ela que concebera, foi sua senhora desprezada aos seus olhos.”
Apesar da dúvida de Sara, Deus cumpriu com a promessa e a esposa de Abraão gerou a Isaque. Esse último foi pai de Jacó, que gerou as 12 tribos de Israel. A história mostra a importância de manter a fé e a certeza, mesmo quando a situação parece desfavorável. Resta aos telespectadores esperar os próximos capítulos da novela A Terra Prometida para descobrir qual será o caminho adotado por Sama e Boã. A trama vai ao ar de segunda a sexta-feira, às 20h30.