Entre o certo e o que sentimos

Entenda como não deixar o coração assumir o lugar da razão

Imagem de capa - Entre o certo e o que sentimos

O coração e a mente não andam juntos, e isso todos sabem. Enquanto um busca atitudes imediatistas, sem pensar nas suas consequências, o outro preza pelo raciocínio, em fazer o que é certo.

E, em Reis – A Sucessão vemos este embate constante entre a razão e os sentimentos de Abisague (Bárbara França), que sempre optou pelo justo, mesmo diante de situações que aparentemente não lhe favoreciam, como abdicar de seu desejo em se tornar esposa de Salomão.

Relembre a escolha de Abisague:

Entenda:

Mesmo tendo conhecimento de que os caminhos aos quais o coração nos guia são incertos e podem causar problemas irremediáveis, não são poucos os que insistem em segui-lo, pois deixam de considerar o que é certo para viver o que lhes atrai. Mas aqueles que priorizam a justiça em detrimento dos próprios benefícios, não se deixam levar pelos impulsos de seu coração.

E, entre o certo e o que sentimos, é quando descobrimos quem realmente somos: submissos à voz do coração ou à voz da razão.

O que você precisa saber:

O ser humano possui a tendência em ceder às alternativas propostas pelo coração, que sempre busca a facilidade. No contrário, pensar, avaliar e tomar decisões baseadas pela razão exige que a pessoa saia da zona de conforto, e, por isso, muitos descartam esse trabalho.

Entretanto, aqueles que são cheios da justiça e do temor a Deus, submetem as suas emoções à sua mente. Apesar de uma tarefa difícil, é possível quando nos permitimos ser guiados pelo Espírito da Sabedoria, por meio da fé inteligente, como explica a autora Cristiane Cardoso:

“O Espírito Santo veio para nos auxiliar, para lutarmos. Ele nos dá autocontrole, domínio próprio, paciência, perseverança e amor. Ele não veio para nos dar ilusões, mas para nos auxiliar naquilo que temos dificuldade”, esclarece.

Tirando o coração do controle:

O coração nunca desiste de assumir o lugar da razão, mesmo que não tenha habilidade para isso. Assim, cabe a cada um decidir calar a sua voz e torná-lo submisso ao seu intelecto. Mas como isto é possível? É simples: trocando de coração.

Tal troca se refere ao transplante espiritual realizado pelo Altíssimo àqueles que desejam viver conforme à Sua Vontade, que é justa, boa, perfeita e agradável, e jamais nos causa danos.

“E dar-vos-ei um coração novo, e porei dentro de vós um espírito novo […] E porei dentro de vós o meu Espírito, e farei que andeis nos meus estatutos, e guardeis os meus juízos, e os observeis.” (Ezequiel 36.26-27)

Quem segue a voz de Seu Espírito, não tem dificuldades em optar pelo certo, pois sabe que é o melhor a ser feito e, assim, evita o sofrimento causado pelas consequências de ceder aos enganos de seus sentimentos.

Quer saber mais sobre como ter um novo coração? Participe de um dos encontros realizados no Templo de Salomão ou em um templo da Universal mais próximo de você. Clique aqui e confira os endereços e horários.

A Sucessão:

Continue acompanhando a nona temporada da série Reis, que vai ao ar de segunda a sexta, às 21h, na Record TV ou pelo Univer Vídeo. Não perca os próximos episódios!

 

imagem do author
Colaborador

Yasmin Lindo / Foto: DIVULGAÇÃO/SERIELLA PRODUCTIONS