Entre o sim e o não

Imagem de capa - Entre o sim e o não

A dúvida divide as forças de uma pessoa e, por isso, é o motivo pelo qual muitos dos projetos dela não têm saído do papel. Assim como a Fé é o caminho que leva o ser humano a Deus, a dúvida é o caminho que se abre para o mal entrar na vida dele. Isso porque, conforme disse o Senhor Jesus, o diabo está entre o sim e o não: “Seja, porém, o vosso falar: Sim, sim; não, não, porque o que passa disso é de procedência maligna” (Mateus 5.37).

E o que existe entre o sim e o não? De um lado existe o sim, do outro há o não e entre os dois existe o diabo. E o que isso significa? Entre o sim e o não está o “talvez”, está o “quem sabe”, está o “será”. Entre o sim e o não estão as dúvidas, as palavras que jogam cinzas nos seus projetos. E é aí que você tem que ter muito cuidado para escolher qual quer seguir: o sim ou o não. Caso contrário, abrirá a porta para o mal entrar na sua vida.

O que é preciso fazer, então? Ora, a Palavra de Deus diz em Tiago 1.5-8: “E, se algum de vós tem falta de sabedoria, peça-a a Deus, que a todos dá liberalmente, e o não lança em rosto, e ser-lhe-á dada. Peça-a, porém, com fé, em nada duvidando; porque o que duvida é semelhante à onda do mar, que é levada pelo vento, e lançada de uma para outra parte. Não pense tal homem que receberá do Senhor alguma coisa. O homem de coração dobre é inconstante em todos os
seus caminhos.”

Em todas as partes que a Palavra de Deus fala sobre a dúvida ela deixa bem claro que isso é decisão da pessoa, ou seja, é ela que escolhe duvidar ou crer. E isso ocorre em várias situações. Por exemplo: você vai ao médico e, até entrar no consultório, você tinha somente uma reclamação. Mas, de repente, o médico fala que o seu sangue está mal, a sua gordura está ruim, o seu nível de colesterol não está bom, você tem alguns riscos e dá para você um diagnóstico. Aí, você absorve aquela palavra e, saindo do consultório, pensa no que ouviu e vai para casa dez vezes mais doente do que quando entrou no consultório. Não porque mudou alguma coisa no seu corpo, mas porque mudou alguma coisa na sua cabeça, na sua mente: você permitiu que uma palavra de dúvida entrasse. É assim que muitas pessoas entregam sua saúde para a farmácia, para o hospital, para o médico e, mesmo conhecedoras da Palavra de Deus, preferem confiar nas palavras do homem.

A dúvida destrói a própria essência da pessoa. Ela entra no indivíduo como um terremoto que abre o chão. E qual é a reação da pessoa quando o chão debaixo dos pés dela começa a tremer? Ela corre sem saber para onde vai, com medo que o teto caia na cabeça dela e ainda sentindo que debaixo dos pés dela tudo está tremendo.

Da mesma forma acontece quando você se apoia em algo que está tremendo. Aquilo que você se fixa não tem mais estabilidade. Então, qual é a única palavra que vai te dar estabilidade? Jesus disse que um dia os Céus e a Terra passarão, mas as Palavras dEle não vão passar (Mateus 24.35). Quer dizer, um dia, o chão debaixo dos nossos pés não vai mais existir porque a Terra vai pegar fogo e tudo que estamos acostumados a dar como certo não existirá mais.

Portanto, se você quer vencer suas dúvidas, firme os seus pés na Palavra de Deus, não se importando com o que qualquer pessoa diga. Coloque os seus dois pés, a sua cabeça, o seu corpo inteiro, a sua vida toda sobre a Palavra de Deus, que é mais firme do que o chão debaixo dos seus pés. Você vai sair da zona da dúvida que fica entre o sim e o não e vai passar para a zona da certeza. E quando você tem a certeza, não há montanha que fique no seu caminho.

Saiba mais:

Leia as demais matérias dessa e de outras edições da Folha Universal, clicando aquiFolha Universal, informações para a vida!

imagem do author
Colaborador

Da Redação