Entrelinhas abordou o tema “Círculo Vicioso Emocional”
Acompanhe o programa que foi ao ar no domingo, 4 de agosto, e saiba mais sobre este assunto
No programa Entrelinhas do dia 4 de agosto, o Bispo Renato Cardoso e o Bispo Adilson Silva falaram sobre o tema “Círculo Vicioso Emocional”.
Situações negativas que se repetem e que trazem outras ainda piores representam um círculo vicioso.
Ela se mostrava forte, mas se sentia um fracasso:
Durante o programa, a dentista Viviane Catarina contou sobre a sua luta pessoal contra a raiva e a depressão.
- Desde muito cedo, ela conta que já fazia escolhas erradas para a sua vida. Vivia em um círculo vicioso de decepções. Quando descobriu uma traição foi seu estopim. Num ataque de fúria, dirigiu 300 quilômetros pela estrada até a casa do namorado. Como tinha acesso, entrou e destruiu tudo, não deixou nem uma peça de roupa intacta. A vontade dela era atear fogo e só não fez isso com receio de atingir a vizinhança.
- Na época, ela tomava muitos remédios. Viviane relatou que tinha que manter um ritmo de vida rigoroso, pessoal e profissional, que envolvia cuidar do filho adolescente na fase universitária e se mostrar forte no ambiente de trabalho onde lidava com pacientes que precisavam dela. Muitas vezes, ela chegava a aconselhar mulheres que passavam por problemas semelhantes aos dela, mas não conseguia colocar em prática na sua vida.
“Então, para cuidar do meu filho e dentro do meu trabalho eu era muito forte. Mas fora isso eu era um fracasso”, declarou.
- Ela acreditava que não existia depressão para uma pessoa como ela que se mostrava forte, mas, na verdade, fingia o que sentia. Um dia, seu irmão mais novo, que já frequentava a Universal, a convidou para ir à Igreja buscar pela cunhada que estava doente. Viviane recorda que desde aquele dia nunca mais foi a mesma. Ouviu a Palavra e sentiu paz, percebeu que ali era o lugar que precisava para recuperar sua vida, renascer e construir a sua base forte.
O que os Bispos disseram sobre o tema:
- “Nós sabemos que todos os dias, todas as horas, temos pessoas enfrentando essa dura realidade, infelizmente, para quem a vida perdeu a cor, não tem sentido, não tem alegria e um remédio não tira essa dor (…) A depressão dos fortes é algo que existe. Normalmente, a depressão é associada à fraqueza. As pessoas de fora, que nunca passaram por isso, pensam que depressão só pega os fracos (…) É difícil de entender, mas isso mostra a fragilidade do ser humano, que, na busca por ser forte, acaba encontrando e descobrindo quão fraco ele é”, comentou o Bispo Renato.
- “Chega uma hora que a pessoa procura adequar a vida dela àquele problema. Ela não encontra solução, não tem cura aos olhos da ciência, então, a pessoa começa a tentar conviver com o problema. Aliás, eu acredito que a maioria não se mostra depressiva. É como se as pessoas colocassem uma maquiagem, uma máscara. Vão para o trabalho e vivem ali no dia a dia. Mas quando estão sozinhas, quando fecham a porta do quarto, desabam, choram e por não saberem como resolver vão tentando administrar o problema. O que o programa vai mostrar, e provar, é que não tem que ser assim. você não tem que ficar maquiando a sua vida e tentando adaptá-la a esse problema chamado depressão. Esse problema tem solução”, destacou o Bispo Adilson.
Assista ao programa na íntegra:
“12 sextas-feiras da Purificação com o sal consagrado”:
A cada dia que passa, os problemas espirituais têm escravizado a vida das pessoas. Depressão, ansiedade, visão de vultos, audição de vozes, doenças que os médicos não descobrem a causa, inveja, insônia, vícios, entre outros.
No entanto, todos esses problemas podem ser vencidos por meio da fé! Nesta sexta-feira (9), em todos os templos da Universal ocorre a última semana do propósito das “12 sextas-feiras da Purificação com o sal consagrado”. Uma reunião de fé que tem como objetivo proporcionar a libertação espiritual.
Participe no Templo de Salomão, localizado na Av. Celso Garcia, 605, no Brás, em São Paulo. Ou, clique aqui e encontre uma Universal mais perto de você.