Entrelinhas falou sobre depressão e mudança de vida
Acompanhe o programa que foi ao ar no domingo, 27 de outubro, e saiba mais
No programa Entrelinhas do dia 27 de outubro, o Bispo Adilson Silva e o Pastor Filipe Santos falaram sobre o que leva as pessoas à depressão, como enfrentam os problemas e o que elas podem fazer para mudar as suas vidas.
Especialistas afirmam que enfrentamos uma crise de depressão sem precedentes. Essa é a doença que mais cresce. Dados divulgados pela Organização Mundial da Saúde (OMS) apontam que nos próximos 20 anos a depressão deve se tornar a doença mais comum do mundo, afetando mais pessoas do que qualquer outro problema de saúde.
A depressão é um buraco sem fundo. Muitos tentam preencher esse vazio com remédios, terapias, distrações. Mas a verdade é que isso não basta. Com o tempo, a sensação de estar sozinho e não encontrar um propósito parece piorar.
Será que as pessoas estão buscando ajuda no lugar certo?
O que os Bispos disseram:
- “A nossa saúde mental, emocional, sobretudo, a espiritual, são provadas nas dificuldades. Porque é fácil a pessoa estar bem quando tudo está indo bem. As coisas estão prosperando, tudo está dando certo, o amor está sendo correspondido, a família vivendo em harmonia e as finanças estão prosperando. Mas quando vem a dificuldade é que a gente vê a estrutura de uma pessoa. Aliás, a Bíblia fala sobre isso”, disse o Bispo Adilson ao citar o livro de Provérbios.
“Se te mostrares fraco no dia da angústia, é que a tua força é pequena”. Provérbios 24:10
- Ele continuou: “Se você quer saber se a sua força é pequena veja como você reage no dia da angústia. Porque o dia da angústia vem para todo mundo. Inclusive para aqueles que professam fé em Deus. Então, se nesse momento você se mostra fraco, se desespera, significa dizer que você tem um problema mais sério do que todos os que estão te afligindo. Você tem um problema na alma, na parte invisível do seu ser que é a parte espiritual. E que se não estiver bem, então, na hora da dificuldade, vem o desespero.”
- “Tem gente que se achava tão forte até se deparar com um problema (…) fica buscando força mas só encontra tristeza. A gente fala muito sobre coisas que matam, doenças, acidentes. Mas a tristeza também mata. E se a pessoa não tiver direção para buscar essa força, para superar essa situação, o poço vai ficando cada vez mais fundo e essa tristeza vai só aumentando”, disse o Pastor Filipe.
Ela não acreditava que poderia ser bem-sucedida:
Durante o programa, a empresária Jarilene Lima contou sua trajetória de vida.
- Ela veio de uma família numerosa, com 16 irmãos, e muito humilde. Não teve muita oportunidade de estudo e frequentou a escola só até a sétima série. Nem ela mesma acreditava que podia ser uma mulher bem-sucedida na vida. Saiu da Bahia e veio para São Paulo em busca de uma condição melhor de vida. Ao chegar, morava de favor, e trabalhava apenas para conseguir se sustentar.
- Nesse ínterim, sentia um vazio que não conseguia preencher. Mas o tempo foi passando, Jarilene se casou e pensou que nesta nova fase da vida tudo mudaria. Só que novamente foi morar de favor com a sogra. O casamento não seguiu bem, pois brigavam muito, mesmo diante da filha pequena. Ela também passou a sofrer com insônia. Não tinha paz.
- Uma vizinha que conhecia todo o seu sofrimento passou a convidá-la para ir à Universal. Contudo, Jarilene se negava, tinha um grande preconceito. De ouvir falar, acreditava que todos na Igreja eram ladrões. Até que tomou a decisão de ir e, logo no primeiro dia, algo aconteceu àquela futura empresária que mudaria totalmente a sua vida.
Assista ao programa na íntegra e saiba mais sobre esta história:
“Domingo da Vida após o Luto”:
No próximo domingo, dia 3 de novembro, um dia após o feriado de finados, vai acontecer em todos os templos da Universal o “Domingo da Vida após o Luto”.
- “Você vai descobrir que existe vida, sim, após o luto. É possível vencer essa dor que já está aí há anos e que parece que não tem como arrancá-la, parece que não existe cura para você. O Espírito Santo é chamado também de Consolador. Ele é conhecido como Espírito Consolador. Sabe o que significa isso? Ele compensa qualquer falta e preenche qualquer lacuna”, explicou o Bispo Adilson durante o programa Entrelinhas.
Participe. E se você também conhece alguém que está num luto que nunca acaba, convide essa pessoa para participar deste encontro especial na Universal. O Templo de Salomão fica localizado na Av. Celso Garcia, 605, no Brás, em São Paulo. Clique aqui e encontre também um templo mais perto de você.