Entrelinhas falou sobre o “Setembro Amarelo”

Acompanhe o programa que foi ao ar no domingo, 15 de setembro, e saiba mais

Imagem de capa - Entrelinhas falou sobre o “Setembro Amarelo”

No programa Entrelinhas do dia 15 de setembro, o Bispo Renato Cardoso e o Bispo Adilson Silva destacaram o tema do “Setembro Amarelo”.

Durante todo este mês, temos a campanha de conscientização sobre a importância da prevenção ao suicídio. A ação traz reflexões sobre esse problema, suas causas e como evitar tragédias que levam milhares de pessoas à morte todos os anos. São mais de 300 milhões de pessoas com depressão no mundo, de acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS).

Muitas pessoas se fecham dentro da própria doença, deixam sonhos que vão ficando para trás, mergulhadas numa tristeza sem fim. É a vida que perde o sentido após uma decepção amorosa, uma traição conjugal, abandono, fracassos profissionais, problemas familiares, saúde debilitada ou simplesmente uma angústia sem explicação. São vários os fatores determinantes que podem ocasionar a depressão.

O que os Bispos disseram:

  • “Quando tratamos de depressão, estamos falando de duas partes da vida do depressivo. A emocional e a espiritual. Então, nós temos sentimentos por um lado e pensamentos por outro. Muitas vezes, esses lados se misturam de uma forma negativa. Você que já enfrentou a depressão, está enfrentando ou conhece uma pessoa que já lidou com alguém depressivo, sabe que o depressivo fala muito ‘eu não sinto vontade’, ‘eu não tenho forças’. Ele parece que está num loop de pensamentos negativos do qual não consegue sair. E isso tem sido o grande desafio da ciência, porque a medicina normalmente trata do corpo. Mas nós estamos falando de uma área que é extremamente relacionada ao emocional e ao mental da pessoa. Coisas que os remédios só conseguem afetar parcialmente, modulando o humor da pessoa”, disse o Bispo Renato.
  • “Por isso há dificuldade de lidar com o problema, inclusive para os médicos. Porque a medicina não consegue ir além da matéria, além do corpo. E as pessoas têm dificuldade para lidar com aquilo que elas não veem. Então, quando se fala de espírito, está se tratando da mente, quando se fala do emocional está se tratando da alma. E quando a mente da pessoa é tomada por pensamentos negativos ou pela dúvida, a alma humana fica insegura (…) E aí surgem esses problemas de tristeza profunda, de melancolia, da tão falada depressão. Enquanto não houver um tratamento que resolva esse problema da mente da pessoa, enquanto a dúvida não for trocada por uma certeza, a pessoa vai sucumbindo dia após dia”, disse o Bispo Adilson.

Ela venceu a depressão:

A assistente de vendas Tatiana De Fazio contou sua trajetória de vida, que envolve abandono, traição, afastamento de Deus e um diagnóstico de câncer.

Na infância, Tatiana sofreu com o abandono do pai. Ela tinha vindo de um lar destruído, com muitos problemas e, aos 14 anos, quando chegou pela primeira vez na Universal, se sentiu acolhida. Foram 8 anos na fé. Tatiana era obreira, mas acabou se afastando de Deus.

Ela passou por um traição conjugal. Foi quando Tatiana desistiu de tudo e pensou que Deus tinha se esquecido dela. Começou a sair para bares e baladas. Queria viver uma vida qualquer, sem regras.

Até que veio a depressão. Tatiana, então, passou a não ter mais vontade de se arrumar, só queria ficar no seu quarto, quieta. Se saísse, quando voltava para casa sentia aquele vazio enorme, algo que ninguém preenchia. Era uma dor intensa. As crises de ansiedade aumentaram.

Nesse ínterim, foi diagnosticada com câncer de mama. Já não conseguia dormir. Um dia sua mãe, que estava com a fé inabalável, a levou à Igreja, fez uma oração a Deus e, naquele momento, algo mudou dentro de Tatiana.

Assista ao programa na íntegra e saiba o que aconteceu:

Aprenda mais sobre a fé inteligente:

Participe de um encontro de fé na Universal e conheça a fé que funciona.

No próximo domingo, dia 22 de setembro, acontecerá um grande evento chamado “O Dia da Troca de Pensamentos”.

O evento tem como alvo as pessoas que têm muita dificuldade com pensamentos recorrentes, negativos, de morte, de ansiedade e mente acelerada. Se você não consegue mudar, controlar os seus pensamentos, este evento vai te ajudar a se libertar disso.

Compareça às 7h, 9h30 ou 18h. No Templo de Salomão, localizado na Av. Celso Garcia, 605, no Brás, em São Paulo. Ou clique aqui e encontre também um templo mais perto de você.

imagem do author
Colaborador

Redação / Foto: iStock