Erupções se tornam cada vez mais comuns na Islândia
Saiba mais a respeito do contexto que envolve esse fenômeno
No dia 22 de agosto, ocorreram erupções na Islândia pela 6ª vez (contando a partir de dezembro de 2023).
O contexto:
A Islândia possui mais de 30 vulcões ativos. O vulcão responsável por essa erupção recente fica na península de Reykjanes e moradores precisaram ser retirados da área.
- Tem sido cada vez mais comum a ocorrência de fenômenos desse tipo na região. Tudo começou em 2021, quando o sistema geológico foi despertado após 800 anos de inatividade.
- Por volta de maio deste ano, um vulcão, na mesma península, chegou a lançar lavas com 50 metros de altura, com o acúmulo de magma no solo. Na época, casas ao redor foram atingidas e rodovias ficaram bloqueadas. A erupção só terminou em 22 de junho último.
- Em novembro do ano passado, terremotos abalaram a região e chegaram a rachar edificações. No mês seguinte, em dezembro, ocorreu uma erupção, em consequência desses terremotos.
- Apesar de tudo, as autoridades estão monitorando o quadro e acredita-se que a situação esteja segura. Inclusive, o aeroporto da capital, Reykjavik, continua em operação normalmente. Como são erupções por fissuras, o perigo se limita à região do entorno, que é demarcado pelas autoridades.
Para se ter uma ideia do cenário, o vídeo abaixo foi um registro da 5ª erupção:
Ver essa foto no Instagram
A natureza dá sinais:
- Embora, felizmente, as erupções na Islândia não tenham contabilizado vítimas, é possível notar, por meio do quadro geral, que a natureza tem apresentado sinais de que vivemos uma mudança de cenário. Eventos climáticos e geológicos que antes não eram comuns passaram a estampar cada vez mais os noticiários pelo mundo. Naturalmente, isso nos faz pensar sobre os alertas que a Bíblia nos faz sobre o fim dos tempos.
- Certa vez, o Senhor Jesus aconselhou: “E disse-lhes uma parábola: Olhai para a figueira, e para todas as árvores; quando já têm rebentado, vós sabeis por vós mesmos, vendo-as, que perto está já o verão. Assim também vós, quando virdes acontecer estas coisas, sabei que o reino de Deus está perto” (Lucas 21:29-31).
- Então, o que fazer com essa informação? No mesmo capítulo, o Senhor Jesus conclui: “Vigiai, pois, em todo o tempo, orando, para que sejais havidos por dignos de evitar todas estas coisas que hão de acontecer, e de estar em pé diante do Filho do homem” (Lucas 21:36).
Saiba mais:
O livro bíblico de Apocalipse, que relata como será o fim do mundo que conhecemos, possui inúmeros detalhes. Se você deseja compreendê-los e conhecer o motivo do fim da Terra, confira o livro “A Terra vai pegar fogo“, que esclarece versículo por versículo. Na plataforma Univer Vídeo, você também encontra informações a respeito.