Esporte Jovem 2024 reúne 3,5 mil atletas e torcedores no Centro Olímpico do Ibirapuera em SP
Evento que ocorreu neste final de semana teve competições de modalidades como futsal, basquete, vôlei, natação e atletismo
Nos dias 16 e 17 de novembro, o Centro Olímpico de Treinamento e Pesquisa Marechal Mário Ary Pires, em São Paulo, sediou o “Esporte Jovem 2024”. Realizado pelo Instituto Pró-Família, em parceria com a Secretaria de Esportes de São Paulo e a Força Jovem Universal (FJU), o evento reuniu 3,5 mil participantes, incluindo atletas e torcedores, de oito diferentes regiões da Grande São Paulo.
Foram promovidas competições em nove modalidades esportivas, tanto no masculino quanto no feminino: futebol de campo, futsal, basquete, vôlei, vôlei de praia, natação, atletismo, jiujitsu e boxe. As atividades iniciaram no sábado (16), às 8h, e continuaram no domingo (17), a partir das 13h, com a premiação marcada para o encerramento do segundo dia. Como as disputas aconteceram simultaneamente, o público conseguiu acompanhar várias modalidades ao longo do evento.
Um estudo recente da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), publicado no BMC Pediatrics, revela que 81,3% dos adolescentes brasileiros possuem dois ou mais fatores de risco para doenças crônicas, como problemas cardiovasculares e diabetes. O principal fator identificado foi a falta de atividade física, com 71,5% dos jovens se exercitando pouco.
Mais do que benefícios físicos, a prática esportiva também contribui para a saúde mental. Segundo o responsável pela FJU, Celso Júnior, o esporte ensina disciplina, promove o cuidado com o corpo e proporciona ao jovem a oportunidade de “interagir com outros que também compartilham interesses semelhantes. Isso com certeza faz com que o jovem se sinta capaz, útil e parte da sociedade, diminuindo o número de jovens que cometem o suicídio por terem perdido a vontade de viver”.
De acordo com um estudo conduzido por pesquisadores da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), a taxa de suicídio entre jovens no Brasil aumentou 6% ao ano entre 2011 e 2022.
Olímpiadas FJU: experiência única e prática saudável
Outro evento similar ao “Esporte Jovem” acontecerá entre novembro e dezembro em oito estados brasileiros. Futsal, vôlei, basquete, jiu-jitsu e atletismo são apenas algumas das modalidades que farão parte das “Olímpiadas FJU” de 2024, que reunirá cerca de 2,6 mil atletas e um público estimado em 6,5 mil pessoas.
Com o apoio de 469 voluntários, a iniciativa tem como objetivo oferecer uma competição esportiva saudável, que incentive os jovens a adotarem a prática de atividades físicas e a experimentarem seus benefícios.
Para Raíssa Novaes, de 21 anos, que jogou futsal na edição anterior, participar da competição foi uma experiência única e marcante. “Nunca havia participado de uma olímpiada e os jovens torcendo, incentivando foi muito legal. Todo mundo te acolhendo independentemente da localidade, isso me marcou, foi sensacional”.