Esta era a diferença entre Davi e os demais
Descubra o que é
Você sabe o que significa ter uma fé ativa? Em Reis – A Consequência, cena após cena, é possível notar diferentes tipos e qualidades de fé entre o povo de Israel.
Naquela época, era natural que muitos adotassem a fé no Deus-Vivo, seja por cultura, herança familiar ou por escolha. No entanto, existe uma grande diferença entre acreditar, crer e ter uma fé que, de fato, agrade ao Altíssimo. E, esta última, é claramente visível no exemplo de Davi (Petrônio Gontijo), que carregava a sua fé como base do seu relacionamento com o Senhor.
Crer e acreditar:
No dicionário, crer e acreditar carregam o mesmo sentido em seu significado. Porém, no mundo espiritual, ambas são totalmente diferentes uma da outra. Veja:
- Acreditar: quando você é convencido sobre a veracidade, um acontecido ou a existência de algo ou alguém;
- Crer: quando você acredita, confia e assume um compromisso com este alguém.
Com isso, é válido assegurar que não basta apenas afirmar crer em Deus, para isso, antes, é preciso assumir um compromisso com Ele e honrar a Sua Palavra como prova de sua confiança. E, fazendo isso, a fé que outrora era natural torna-se sobrenatural, capaz de gerar então uma fé ativa naqueles que empenham o seu voto para com o Altíssimo.
A fé ativa:
Mas o que é uma fé ativa afinal? É aquela que está em ação, ou seja, que é colocada em prática por meio de atitudes e escolhas feitas de acordo com a Palavra de Deus. Esta qualidade de fé é o único canal capaz de nos levar a um relacionamento íntimo como Altíssimo e, consequentemente, à Salvação.
“Ora, sem fé é impossível agradar a Deus; porque é necessário que aquele que se aproxima de Deus creia que ele existe, e que é galardoador dos que o buscam”. (Hebreus 11.6)
Em suas redes sociais, a autora Cristiane Cardoso esclarece a razão de Davi ser diferente dos demais e como conservava a qualidade de sua fé:
- “Repara a reação que ele tem aos problemas, aos inimigos, às dificuldades, ao preconceito, às decepções, às responsabilidades e ao poder… ele é um exemplo, porque nele habita o Espírito de Deus”.
Ela também esclarece que, naquele tempo, só possuíam o Espírito Santo aqueles escolhidos por Deus, como também era o caso do profeta Natan. Todavia, após a vinda do Senhor Jesus à Terra, por meio de Seu sacrifício, este direito foi concedido a todos, mas para tê-Lo dentro de si existem critérios:
- “Não basta querer o Espírito Santo, há que se entregar à vontade dEle para a sua vida. Davi fazia a vontade de Deus… e quando Saul deixou de fazer, perdeu o Espírito Santo”, finaliza.
Saiba como receber o Espírito Santo:
Participe de uma das reuniões da Universal e aprenda mais sobre como alcançar a promessa de Deus àqueles que desejam o Seu Espírito e a Salvação Eterna. Clique aqui e confira os endereços e horários disponíveis.