Está sentindo falta de ir à igreja?

Em dias de isolamento social, as lições nos ensinam a valorizar a presença física nas igrejas e nos templos. O momento é de fortalecimento da fé e de aprendizados. Saiba mais

Imagem de capa - Está sentindo falta de ir à igreja?

A rotina de milhares de brasileiros cristãos mudou bastante nos últimos dias. O domingo de manhã, por exemplo, já não é igual a quando acordávamos cedinho e dedicávamos as primeiras horas do dia e da semana para irmos à Casa do Senhor, a Igreja. Para alguns, a preparação começava ainda no sábado, quando eram separados os propósitos e a melhor roupa – não por vaidade, mas na certeza de que tudo que temos de melhor é como uma oferta para Deus – e incluía ligar para um convidado, para confirmar a presença dele na Igreja. Por fim, era só programar o despertador para não se atrasar. E, depois da reunião, por meio da Palavra de Deus e da fé exercida, todos voltavam para casa fortalecidos e prontos para iniciar a semana na certeza de que nada nem ninguém se tornaria um obstáculo, pois Deus está sempre no comando.

Rotina semelhante era adotada por obreiros, jovens, evangelistas e membros que, além de frequentarem as reuniões da Universal durante a semana e especialmente aos domingos, se reuniam para trabalhos evangelísticos e sociais. Ao final do dia a sensação era a mesma: o corpo até podia estar cansado, mas a alegria e o prazer de servir a Deus e ajudar ao próximo sobrepujavam qualquer cansaço físico.
Porém com as recomendações adotadas pelos governadores dos Estados e pelo governo em todo o País para o combate ao novo coronavírus (Covid-19) – que seguem as orientações da Organização Mundial da Saúde (OMS) –, as reuniões presenciais foram temporariamente canceladas e de uma hora para a outra tudo mudou.

Conectados a Deus
Sem poder ir à Igreja física, os fiéis têm mantido a comunhão com Deus por meio de orações e reservando tempo em casa para meditar na Bíblia e assistir às transmissões da Universal pelos canais on-line, redes sociais da Universal e pela plataforma Univer Vídeo.

Embora a fé deva ser mantida independentemente do lugar em que a pessoa se encontre, não é a mesma coisa uma transmissão on-line e a ida a um templo para participar da reunião. Na Igreja não há distrações como em casa. A pessoa se desloca até lá porque reconhece que ali é a Casa de Deus, um lugar de reverência.

Em recente vídeo publicado em seu canal na rede social Instagram, Núbia Siqueira falou do assunto. “Igreja, culto, tudo isso é algo para ser vivido em comunidade, uma congregação de pessoas vivendo na mesma fé, lutando umas pelas outras, se ajudando mutuamente. E, quando se tira isso, se esvazia o conceito igreja, a comunidade dos santos, dos salvos, mas eu me alegro porque, mesmo que não possamos nos reunir de forma presencial, fisicamente, nós conseguimos nos reunir de forma on-line”, disse.

Ela afirmou que acredita que o Espírito Santo permitiu esse momento, que, embora seja difícil por um lado, será espetacular por outro.

“Nós teremos muito mais oportunidades de ganhar almas. As pessoas estão com o coração quebrantado. Elas pararam suas vidas e agora estão tendo tempo para ouvir a Deus. O medo e o pavor da morte estão fazendo com que as pessoas se voltem para Ele e se arrependam.

Quantas pessoas, até mesmo da nossa própria família, estavam distantes e hoje estão quebrantadas? Eu recebi dezenas de fotos de pessoas reunidas em torno do Santo Culto, algo que não acontecia antes porque apenas um membro da família ia até a Igreja.”

Nubia Siqueira disse ainda que a Igreja está passando por uma estruturação diferente, que servirá para o bem espiritual de muitos, e que, quando essa fase de pandemia passar, muitos valorizarão ainda mais o privilégio de servir e de se envolver com a Obra de Deus.

“Quando este caos passar, muitos irão valorizar mais os cultos, a oportunidade de colocar o uniforme e ajudar as pessoas, de ir evangelizar de uma forma normal, de poder participar de todas as atividades da Igreja e de tudo o que ela oferece. Eu creio que as pessoas voltarão com uma apreciação muito maior por todos esses favores que Deus tem nos concedido”, declarou no vídeo.

O altar está disponível para todos
Apesar de as reuniões presenciais não estarem acontecendo, as portas da Igreja Universal do Reino de Deus estão abertas em muitos Estados. Se, no local onde você mora, a Igreja está aberta, você tem total liberdade para entrar e ir até o Altar do Senhor para fazer sua oração. Como é ensinado nas Sagradas Escrituras, o Altar é lugar de milagres, entrega, decisão, lugar de manifestar a fé e de buscar ajuda e socorro Divinos como fizeram tantos homens do passado, como Moisés, Abraão, Elias e tantos outros quando recorreram ao Altar.

E, quando tudo voltar ao normal, valorize sua Igreja, seu Altar e seu Pastor. Enquanto este dia não chega, seguimos alimentando nossa fé e desejosos pela alegria que sentiu o rei Davi quando disse: “Alegrei-me quando me disseram: Vamos à casa do Senhor.” (Salmos 122.1).

imagem do author
Colaborador

Kelly Lopes / Fotos: Demétrio Koch e reprodução