Este conselho me ajudou muito
Uma Palavra que tem me servido há muitos anos é a seguinte: “Não vos enganeis: as más conversações corrompem os bons costumes” (1 Coríntios 15.33). Todos temos bons e também maus costumes; bons e maus hábitos. Mais de 90% do que fazemos é costume e hábito e só quem já tentou quebrar um mau hábito sabe como é difícil fazer isso.
Ocorre que o Texto Sagrado diz que há um poder maior do que o hábito, que é o das más conversações, pois elas podem corromper e destruir os bons costumes. Existem muitas pessoas, por exemplo, que eram de caráter, boas companhias e acabaram traindo o cônjuge, abandonando a fé, traindo o próprio caráter, ou seja, fizeram coisas que nunca imaginaram que fariam, porque começaram a se engajar em más conversações. Portanto, se você tem juízo e quer manter o seu caráter intacto, o seu casamento e a sua fé em Deus, evite as más conversações.
Por outro lado, podemos entender que, se as más conversações corrompem os bons costumes, as boas conversações podem reparar os maus costumes. Então, se você quer mudar de vida e de comportamento, tem que procurar pessoas que vão fazer com que você comece a abandonar os seus maus costumes. Quando você começa a ter bons assuntos com alguém que está à frente de você, isso vai refletir nos seus hábitos e na sua conduta.
O rei Salomão disse em Provérbios 13.20: “O que anda com os sábios ficará sábio, mas o companheiro dos tolos será destruído”. Quer dizer, se você se associa com uma pessoa que só vomita ódio, crítica, maus olhos, malícia e murmurações, você será corrompido, no entanto, se você andar com os sábios, a sabedoria deles vai contagiá-lo.
E como é que você anda com o sábio? Ora, primeiro, ande com Deus, a Fonte de toda a sabedoria. Tenha temor por Ele, pois o temor é o princípio da sabedoria. E, segundo, procure pessoas que praticam os conselhos que pregam para acrescentar algo à sua vida e passar para você um pouco dessa sabedoria que há dentro delas.
Saiba mais:
Leia as demais matérias dessa e de outras edições da Folha Universal, clicando aqui. Folha Universal, informações para a vida!