Estelionato amoroso: mulheres são as principais vítimas

Saiba o que fazer para não cair nesses golpes

Imagem de capa - Estelionato amoroso: mulheres são as principais vítimas

Um dos grandes desejos da maioria das pessoas é encontrar um parceiro (a) ideal para vivenciar uma vida a dois. Mas, infelizmente, é possível se deparar com pessoas que, no fundo, não tenham a intenção de estabelecer um vínculo afetivo. Mas, sim, de conseguir vantagens a partir dessa relação aparentemente amorosa.

O quadro geral:

Um recente estudo realizado pelo Núcleo de Gênero do Ministério Público do Distrito Federal (MPDFT) sobre o perfil dos crimes de estelionato amoroso revelou que as principais vítimas dos golpistas são mulheres, em sua maioria elas são mais velhas e têm uma boa condição financeira.

Ainda segundo o estudo, desde 2018 foram registrados na Delegacia de Atendimento à Mulher cerca de 240 casos. O MPDFT ainda afirma que o estelionato amoroso ocorre nas situações em que o golpista se aproveita de um relacionamento amoroso para obter vantagens financeiras e patrimoniais.

A carência atrai o golpe

  • O golpista procura pessoas que estão carentes de alguma coisa, como a carência afetiva de pessoas que estão buscando ser felizes no amor, mesmo depois de tantos relacionamentos frustrados. Ficando, assim, suscetíveis aos golpes e vulneráveis por estarem tão desejosos para suprir essa carência.
  • Por vezes, as pessoas não observam as facilidades apresentadas pelo golpe. Isso acontece, pois as pessoas estão sempre procurando um atalho e evitando os sacríficos.
  • Algumas pessoas por serem boas tendem a atribuir o mesmo caráter e integridade que elas têm às outras pessoas. Assim, elas se tornam ingênuas e não enxergam os fatos.

O golpe está aí, mas não caia nele:

Para o Bispo Renato Cardoso, a pessoa que está à procura de alguém para entrar em um relacionamento não deve esquecer de que já tem uma vulnerabilidade: a carência. Além disso, ele destaca que não são apenas pessoas ingênuas que caem em golpes de relacionamentos.

“Pessoas inteligentes, ricas, muito capazes caem em golpes também. Por quê? Porque o coração fez ela cair no golpe, em primeiro lugar, pela sua carência. Então, fique muito atento a estes aplicativos e sites de relacionamentos, não importa qual. Nós temos também um aplicativo, o ‘Quero Te Conhecer’. A gente faz o máximo para filtrar as pessoas dentro do aplicativo. Todos precisam ficar atentos, porque – infelizmente – estamos na era do engano”, alertou.

Saiba mais:

Se você deseja aprender mais sobre o amor inteligente, a fim de blindar a sua vida amorosa, participe, semanalmente, da Terapia do Amor, que acontece todas as quintas-feiras, às 10h, 15h e 20h, no Templo de Salomão, localizado na Avenida Celso Garcia 605, no Brás. Para outras localidades, consulte aqui.

imagem do author
Colaborador

Redação / Foto: iStock